Estudo revela que a IA e automatização entraram nas prioridades das PME

Os investimentos das PME portuguesas já dão prioridade à Inteligência Artificial, segundo o estudo realizado pela GfK para a Cegid.

O estudo “Digitalização das Empresas em Portugal”, realizado pela GfK para a Cegid, junto de 650 PME nacionais, constatou que mais de um terço das Pequenas e Médias Empresas (PME) em Portugal considera a Inteligência Artificial (IA) e a automação como principais prioridades de investimento.

16% das empresas inquiridas já utiliza IA diariamente e, inclusive, esta ferramenta tecnológica surge como prioridade para 2025, com destaque para soluções baseadas em agentes inteligentes. Por sua vez, a automação surge como prioridade máxima para 28% das empresas inquiridas. Destas, 69% pretendem automatizar tarefas repetitivas, que ocupam cerca de cinco horas diárias por colaborador.

O estudo verificou também que na avaliação do processo de transformação digital e respetivo estado de evolução, 49% das PME afirmaram estar “mais ou menos a meio do processo”, enquanto 19% disseram estar quase no fim ou já o terem concluído.

No entanto, a maioria das empresas participantes nesta análise reconheceu que não irá realizar a sua transformação digital sem ajudas: 70% das empresas admitem que sentem necessidade de apoio especializado de parceiros tecnológicos.

Globalmente, os resultados indicam que a digitalização já é uma prioridade real para grande parte das pequenas e médias empresas nacionais e que a inteligência artificial e a automatização estão a ganhar espaço nas suas estratégias de crescimento.

Comentários

Artigos Relacionados