Litehaus lança primeiro agente de IA para a construção residencial

A Litehaus é uma start-up portuguesa dedicada à construção de casas sustentáveis através de impressão 3D. Conta agora com uma nova plataforma de inteligência artificial para simplificar o processo de construção.

A Litehaus, start-up portuguesa que desenvolve tecnologia para a construção de casas mais sustentáveis e a custos controlados, através de impressão 3D, lançou o primeiro agente de Inteligência Artificial (IA nativo para o setor da construção.

Desenhada para facilitar a comunicação entre construtores, arquitetos, bancos e proprietários de terrenos, a nova plataforma apresenta-se como um sistema inteligente integrado que automatiza e agiliza cada fase do processo, e ajuda os utilizadores em todas as etapas, do planeamento à execução.

“A nova ferramenta está a ser desenvolvida com base em modelos de linguagem de última geração e irá integrar tecnologias de terceiros e funcionalidades desenvolvidas internamente, a fim de adaptá-la às complexidades específicas da arquitetura e da construção. Assim, os utilizadores poderão tomar decisões de forma mais rápida, inteligente e prática”, explica a start-up em comunicado.

Este será o primeiro agente de IA nativo para o setor da construção e surge na sequência do lançamento, em julho, da ferramenta de orçamentação “Get a Quote in 2 Minutes”, disponível no website da Litehaus, que permite aos utilizadores estimar rapidamente o custo da construção da sua casa. Em apenas algumas semanas, foram gerados 640 orçamentos, correspondentes a mais de 125 milhões de euros em projetos de construção.

Ao combinar as duas soluções, os utilizadores, a partir de outubro, vão poder encontrar o construtor mais adequado ao seu projeto, pedir financiamento bancário, tratar de licenças e aprovações junto das autoridades locais e até descobrir o terreno ideal para a construção –  tudo numa única plataforma web, que garante uma experiência fluida e unificada.

“Estamos a reinventar completamente a forma como se constroem casas em Portugal. Estamos a usar tecnologia e Inteligência Artificial para tornar a construção de uma casa tão simples quanto a sua compra,” afirma Thibault Launay, cofundador da Litehaus.

Com sede em Portugal, a Litehaus opera também em Espanha, na Estónia, nos EUA e nos EAU, com um foco principal no mercado ibérico. Em breve, a empresa prevê expandir a sua rede de fábricas parceiras, com o objetivo de responder à elevada procura de novas habitações nesses territórios.

Em Portugal, conta com uma parceria ativa com a ComparaJá, que liga a Litehaus a 10 dos principais bancos nacionais para facilitar o financiamento de projetos, e um programa de lançamento com 100 arquitetos, que irão colaborar no desenvolvimento contínuo da plataforma e validar a sua aplicabilidade no terreno.  A nível global, a Litehaus é parceira de mais de 15 empresas de construção, das quais 8 são portuguesas, e é composta por uma equipa multidisciplinar de 15 colaboradores, com formação em arquitetura, engenharia de software, IA e construção.

O crescimento da empresa foi recentemente impulsionado por uma ronda de investimento de 1,46 milhões de euros, com a participação de fundos como o Explorer Investments, de Portugal, e o Cornerstone VC, do Reino Unido. O capital será utilizado para acelerar o desenvolvimento tecnológico e alargar a rede de fábricas de construção tradicional e modular parceiras. Para acelerar a nova fase de expansão e desenvolvimento tecnológico, a Litehaus reforçou  a  equipa de liderança com uma nova contratação: Antonio Pianca, que assume a função de Head of Product, a partir de agosto.

A Litehaus foi fundada em 2024 por Simi e Thibault Launay, após enfrentarem, em primeira pessoa, os desafios da indústria. A construção da sua casa em Portugal resultou em 14 meses de atrasos, 20% de aumentos orçamentais e uma coordenação difícil com 10 empreiteiros diferentes. Dessa experiência, nasceu a motivação para criar uma plataforma digital, escalável e integrada, que reunisse todas as fases do processo e facilitasse a vida de quem quer construir casa.

Comentários

Artigos Relacionados