Cluster Eurogia faz call para projetos internacionais

Estão a decorrer, até 27 de junho, as candidaturas para o programa Eurogia-Low Carbon Energy Technologies, da Eureka.

Integrado na Eureka, rede mundial de cooperação internacional em I&D e inovação, presente em mais de 45 países, o programa Eurogia tem em curso uma convocatória dirigida a empresas com projetos internacionais nos domínios das tecnologias energéticas que permitam atingir os objetivos de neutralidade carbónica.

A intenção do programa Eurogia2030 é abordar questões do mercado de energia a fim de desenvolver a Estratégia 5Ds Eurogia2030, ou seja, descarbonização, democratização, dgitalização, desregulamentação e descentralização. O programa visa estimular a atividade nesta área, através da criação de projetos colaborativos transnacionais em aplicações que irão apoiar o crescimento económico e beneficiar a sociedade como um todo.

Através desta call pretende-se reunir parceiros de todos os tipos (grandes empresas, PME, organizações de investigação e tecnologia e universidades) de toda a comunidade, em equipas colaborativas que sejam capazes de demonstrar um elevado impacto na área de aplicação escolhida no final do projeto.

Estão em causa projetos de I&D em domínios como bioenergia, painéis solares, células de combustível power to-X, armazenamento de energia, captura, retenção e utilização de CO2, edifícios verdes e com emissão zero, cidades inteligentes, aquecimento, soluções de TI em edifícios, soluções integradas de IA, IoT, bigdata e 5G/6G nas cidades, ou monitorização do meio ambiente e dos recursos biológicos, entre muitos outros.

As inscrições serão avaliadas quanto à excelência, impacto, organização e execução sugerida. O impacto será avaliado tanto em termos económicos, em todos os países e parceiros participantes, como no seu impacto na transição verde da sociedade. As candidaturas ao Eurogia podem ser efetuadas até dia 27 de junho.

Comentários

Artigos Relacionados