UPTEC lança programa online para quem quer criar um negócio
O School of Startups: Foundations destina-se a empreendedores que desejem obter as ferramentas essenciais para criar uma empresa.
A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto acaba de lançar o School of Startups: Foundations, um programa de pré-incubação destinado a empreendedores que desejam transformar ideias em modelos de negócio validados. Disponível online e com mais de 100 horas de conteúdo formativo, que podem ser consultadas a ritmo individual, o programa oferece uma abordagem estruturada e prática.
O Foundations foi concebido para apoiar desde os primeiros passos da jornada empreendedora até à criação de um plano de negócios completo e de um pitch deck pronto para apresentação a investidores. Os participantes têm acesso a uma metodologia passo a passo baseada em casos reais, práticas recomendadas do setor e a perguntas orientadoras que ajudam a aplicar os conceitos à realidade do seu projeto.
“A estrutura modular permite que os participantes sigam o percurso completo ou escolham os capítulos conforme as suas necessidades específicas. O programa destaca-se pela secção de entregáveis no final de cada capítulo, que permite que os empreendedores coloquem a teoria em prática através da produção de documentos essenciais para cada fase do desenvolvimento da sua start-up”, explica a UPTEC.
“O Foundations vem responder à necessidade de existir uma ferramenta para quem quer começar a empreender com uma base sólida, sem cometer alguns dos erros mais habituais no início do processo”, destaca Maria Oliveira, diretora executiva da UPTEC. “O acesso a este tipo de conhecimento estruturado é determinante para transformar boas ideias em negócios de sucesso, e este programa reflete exatamente essa missão”, acrescenta.
Os primeiros doze módulos do Foundations estão disponíveis gratuitamente, com temas que vão desde os fundamentos do empreendedorismo, definição de problemas de mercado e identificação de segmentos de clientes, até ao desenvolvimento da proposta de valor e planeamento financeiro.
Além disso, está disponível um plano pago no valor de 150 euros, que dá acesso a conteúdos premium, participação num evento final de apresentação, acesso ao programa de aceleração oficial da UPTEC, e a uma newsletter semanal com os principais eventos do ecossistema empreendedor, além de oportunidades de networking com a comunidade de startups da UPTEC.
Os interessados podem obter mais informações ou aderir ao programa através da página oficial.








