LinkedIn partilha dicas para encontrar emprego discretamente

Está à procura de um novo emprego mais não quer que o sei chefe perceba? Siga as dicas do LinkedIn e faça uma pesquisa de mercado discreta.

O LinkedIn partilhou recentemente algumas orientações para quem está a pensar mudar de emprego e quer procurar novas oportunidades profissionais sem que as atuais chefias percebam. Esta rede social profissional, uma das mais populares para candidatos a emprego, explicou como os seus utilizadores podem sondar o mercado de trabalho, com discrição e sem comprometerem o emprego atual. Ao Business Insider, o LinkedIn mostrou como é possível, por exemplo, contornar as notificações automáticas ou as mudanças de comportamento que possam ser percebidas pela chefia.

As dicas da plataforma começam por recomendar que o utilizador mantenha o perfil atualizado com palavras-chave relevantes, mas sem que isso implique grandes alterações no cargo ou na descrição. Para que a sua atual empresa não perceba que está de novo no mercado pode ativar a funcionalidade “Open to Work” de forma que esta fique visível apenas para recrutadores, uma configuração que consta nas opções de privacidade da conta. Ao escolher quem pode ver que está à procura de novas oportunidades, mantem alguma privacidade no processo.

Além desta dica, a plataforma sugere ainda que os utilizadores desativem a partilha automática de atualizações no feed, porque desta forma reduz as hipóteses de que alguma mudança efetuada – ajuste de descrição ou mudança de cargo – seja percebida pelas suas conexões e entendida como um sinal de que está a preparar-se para mudar de emprego.

Na realidade o excesso de exposição pode ser um entrave. Inclusive, evite fazer interações públicas que possam revelar intenções de mudança. Por exemplo, é um risco reagir a posts de recrutadores ou seguir empresas concorrentes da sua. Este tipo de comportamento pode chamar a atenção dos colegas ou das chefias.

Outra chamada de atenção para quem quer procurar emprego sem dar nas vistas é para não faça uma reformulação completa do perfil (fotografia, competências, etc…) de uma só vez. Ao invés disso faça uma abordagem mais sutil, fazendo mudanças de forma gradual, durante vários dias. Recomenda-se ainda a área “Destaques” (Featured) para incluir certificados, portefólios ou outro tipo de informações sem precisar de publicar no feed.

Na prática, a procura de emprego sem despertar suspeitas do seu atual empregador exige alguma estratégia, sobretudo para determinados cargos, por isso segundo o LinkedIn o ideal é que o perfil funcione como um cartão de visitas sempre pronto.

Comentários

Artigos Relacionados