Santander X Awards Portugal abre inscrições para 4.ª edição

A competição de empreendedorismo do Santander regressa com novo formato e 30 mil euros em prémios. University e Startup são as categorias em jogo. Inscrições até 15 de outubro.
Já estão a decorrer as candidaturas à 4.ª edição do Prémio Santander X Portugal, uma iniciativa que contempla duas categorias: University e Startup. A primeira destina-se a projetos ainda em fase de validação, e sem presença no mercado. Os vencedores receberão 10 mil euros e acesso a um programa de aceleração com mentoria. A segunda tem como foco empresas que já tenham um produto e/ou serviço no mercado, com provas dadas e ambição de escalar. Nesta categoria, os prémios totalizam os 20 mil euros.
Este ano, o Prémio Santander X Portugal, dinamizado em parceria com a 351 – Associação Portuguesa de Startups, apresenta um formato, já que além da habitual divisão entre as referidas categorias University e Startup, também englobará workshops práticos de divulgação em universidades de norte a sul do país, um demo-day presencial com as seis start-ups finalistas de cada categoria, e um júri, que será anunciado nas próximas semanas.
Os empreendedores e start-ups podem submeter os seus projetos até dia 15 de outubro. Estão em causa prémios monetários na ordem dos 30 mil euros e o acesso à rede global Santander X.
A final nacional e o demo-day presencial estão marcadas para novembro, numa cerimónia onde os projetos mais promissores do país serão apresentados a um painel de jurados e a potenciais investidores. Os vencedores nacionais de cada categoria garantirão, ainda, a oportunidade de representar Portugal no Santander X Global Award 2025, um prémio que já foi conquistado três vezes por inovadores portugueses.
Inês Rocha de Gouveia, Head of Santander Universidades, lembra que “o empreendedorismo é um pilar estratégico do Santander X. Investimos na formação de empreendedores, start-ups e PMEs para acelerar o crescimento económico e sustentável e a competitividade nacional. Queremos garantir que os jovens desenvolvam as competências necessárias para serem empreendedoras e que as start-ups criadas resolvam problemas, criem valor económico e prosperem ao longo dos anos”.
“Esta edição marca um novo capítulo, com formação prática, maior visibilidade e um palco de excelência para quem quer fazer a diferença. Estamos aqui para elevar o potencial das start-ups portuguesas e para provar que os Prémios Santander X vieram para ficar”, salientou também Isabel Carapeta, gestora de projetos na 351 – Associação Portuguesa de Startups.