Moçambique planeia criar um centro de promoção do café e quer investidores
Para reforçar o cultivo do café no país e o dinamizar as comunidades com postos de trabalho, o governo de Moçambique quer abrir um centro de formação e promoção do café nacional. Procura investidores para avançar com o projeto.
O governo de Moçambique está a planear a criação do primeiro centro de formação e promoção do café nacional como forma de promover a produção do café como cultura de rendimento e, por inerência, criar novos postos de trabalho no país. Esta iniciativa foi divulgada pelo executivo moçambicano, concretamente pelo Secretário de Estado do Mar e Pescas, Momade Juízo, na Expo Café Moçambique que decorreu recentemente em Maputo, cita a RDP África.
Para concretizar o lançamento do referido centro de formação e promoção do café moçambicano, e concretizar mais uma etapa na massificação da produção de café, o governo está interessado em encontrar financiadores. Além disso, e no sentido de dinamizar este setor da agricultura local, o Secretário de Estado do Mar e Pescas e Moçambique revelou também que, com o apoio dos parceiros de cooperação, quadros dos setores da agricultura e outros, das associações de produtores e empresas do café, têm-se associado a cursos de mestrado na Universidade da Itália, cursos de formação em café de valor e agronegócio no Instituto Agrónomo Mediterrâneo de Bari, na Itália, e formações de curta duração”.
Refira-se que, atualmente, e de acordo com dados oficiais, a produção de café no país envolve mais de 4 mil pequenos produtores que, regra geral, ocupam áreas que vão até um hectare. Destaque para as províncias de Maputo, Cabo Delgado, Manica e Sofala com uma produção média na ordem das 90 toneladas. No total, esta atividade agrícola mobiliza mais de 2 mil famílias.
Neste momento, o café moçambicano – por exemplo, nas variedades arábica, robusto ou algumas espécies raras – já é exportado para vários mercados internacionais.
Resumo:
Responsável: Governo de Moçambique
Área: Formação /Promoção
Produto: Café
Mercado: Internacional
Necessidade: Investidores
Site:https://portaldogoverno.gov.mz/#








