Riga, Vilnius e Varsóvia entre as propostas de férias urbanas mais económicas da Europa

Riga, Letónia

O orçamento está curto, mas ainda assim quer tirar umas merecidas férias? Saiba que algumas cidades da Europa podem ser uma oportunidade para suas férias urbanas deste verão.

Para que está à procura de um local na Europa para fazer umas mini-férias, mas tem um orçamento limitado, existem algumas cidades que podem preencher esse requisito, com destaque para algumas cidades da Europa de Leste. Um relatório da autoria do Post Office Travel Money, do Reino Unido, classificou as principais cidades onde pode fazer férias de forma económica comparando os custos em estadias curtas. Aliás, o relatório revela que os preços caíram em metade das cidades pesquisadas. E apesar do foco da pesquisa estar centrada, em particular, nos viajantes do Reino Unido, as conclusões não deixam de ser válidas para qualquer europeu que queira tirar uns dias de lazer a baixo custo.

A análise  Post Office Travel Money  teve por base o preço de 12 itens turísticos comuns em 38 cidades da Europa, mostrado quais as mais baratas e mais caras face a itens como alojamento, bebidas, refeições, transporte urbano e atrações para duas pessoas.

Fonte: Post Office Travel Money (Reino Unido)

O barómetro revela que os preços caíram em metade das cidades pesquisadas, mas dá o primeiro lugar da cidade mais barata a Riga. Com o seu centro histórico validado pela Unesco, a capital da Letónia voltou a ser a cidade da Europa com a melhor relação custo-benefício para umas mini-férias. No Top 10, constata-se que sete destinos são da Europa de Leste: Vilnius (Lituânia), Varsóvia (Polónia), Podgorica (Montenegro), Gdansk e Cracóvia (Polónia) e Zagreb (Croácia).

Mas não só. A Europa Ocidental também está representada por Portugal que tem duas cidades no Top 10, concretamente Lisboa (5.º lugar) e Porto (9.º lugar).

Refira-se que os custos das cidades oscilam consideravelmente em função dos diferentes indicadores analisados. O alojamento ainda é o maior custo na maioria das viagens urbanas e varia muito dependendo da cidade.

No que toca às cidades mais caras para visitar encontram-se nomes como Oslo (Noruega), Copenhaga (Dinamarca), Edimburgo (Escócia), Veneza (Itália), Berlim (Alemanha), Amesterdão (Holanda), Genebra (Suíça), Dublin (Irlanda), Barcelona (Espanha), e Florença (Itália).

Comentários

Artigos Relacionados