Impact Hub e Tencent juntam-se para lançar programa CarbonX 2.0.
A parceria entre as duas entidades vai disponibilizar até 1 milhão de dólares para projetos de captura de carbono. Candidaturas até ao final de maio.
O Impact Hub, em parceria com a Tencent e outros parceiros globais, anunciar o lançamento do CarbonX 2.0, um programa que quer encontrar projetos de start-ups em fase inicial, instituições de investigação e universidades que desenvolvam soluções avançadas de captura, remoção de carbono e armazenamento de energia de longa duração. O mote é identificar e apoiar as soluções mais impactantes para enfrentar os desafios climáticos globais.
O CarbonX 2.0 oferece diversas vantagens, como o financiamento na ordem de 1 milhão de dólares, direcionado para projetos-piloto capazes de assegurar a implementação de soluções que respondam à visão que motiva o projeto. Também será promovida mentoria, bem como parcerias junto da indústria, concretamente o acesso a especialistas, recursos e colaborações estratégicas que acelerem o desenvolvimento das soluções.
O programa disponibilizará um ambiente real de testes e recursos para o desenvolvimento de projetos piloto em quatro principais áreas industriais: remoção de dióxido de carbono (tecnologias inovadoras para capturar e eliminar CO2 da atmosfera); CCUS para a indústria siderúrgica (soluções de captura, utilização e armazenamento de carbono aplicadas ao setor do aço); armazenamento de energia de longa Duração (novas abordagens para um armazenamento eficiente de energia renovável); CarbonXmade (integração do carbono capturado em produtos químicos e bens de consumo).
Pretende-se que os projetos sejam ambiciosos e capazes de gerar eficiências de custo significativas com o apoio adequado, referem o Impact HUb e a Tencent em comunicado. As candidaturas ao CarbonX 2.0 decorrem até 31 de maio e a participação é gratuita.








