Prémios Mesa Marcada estão de regresso

Os Prémios Mesa Marcada voltam em fevereiro de 2025 para celebrar a excelência do setor da restauração e bares em Portugal, reunindo as principais figuras do panorama gastronómico nacional.
Os Prémios Mesa Marcada 2024, iniciativa do site de gastronomia Mesa Marcada, que elege o ranking dos melhores restaurantes e chefes a trabalhar em Portugal, irão ser divulgados numa cerimónia a realizar dia 3 de fevereiro de 2025. A cerimónia volta a ter lugar no Centro de Congressos do Estoril, com início pelas 18h00, e contará com a presença de 450 a 500 convidados.
“A parceria iniciada no ano passado com o Turismo de Cascais deu ao evento uma visão mais real da dimensão do seu papel no panorama gastronómico português. Pelo sucesso alcançado e pelo interesse mútuo, a sua continuidade era o caminho natural. Este ano, a edição visa consolidar este modelo, num espaço amplo e com grande potencial para acolher as centenas de pessoas da comunidade gastronómica, vindas de todo o país, que aqui se reúnem para conviver e celebrar o setor”, explica Miguel Pires, organizador do evento e responsável pelo Mesa Marcada, citado em comunicado.
“A presença no Estoril é mais uma das iniciativas alinhadas com o trabalho que a Associação de Turismo de Cascais tem vindo a desenvolver para dinamizar o setor da restauração na região. Por isso, este ano vamos destacar ainda mais essa colaboração, com a presença de Chefes de restaurantes locais, que irão confecionar o jantar do evento, bem como com a criação do Prémio Especial Restaurante do Ano – Cascais, uma das grandes novidades desta edição”, acrescenta.
Nesta edição, os Prémios Mesa Marcada passam a integrar duas novas distinções: o Prémio Especial Makro Chefe Destaque do Ano e o Prémio Especial Restaurante do Ano – Cascais.
O Prémio Especial Makro Chefe Destaque do Ano será atribuído (a partir da votação do painel de júri alargado) ao chef que subir um número de posições consideráveis entre os lugares cimeiros na lista dos 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada, independentemente da idade. Esta decisão vai permitir que o anterior Prémio Chefe Revelação do Ano, seja atribuído pelo mesmo método, ao chef sub-30 com maior ascensão no ranking.
Após uma primeira edição bem-sucedida em Cascais e um interesse mútuo na continuidade da cerimónia de entrega dos prémios na região, surge o Prémio Especial Restaurante do Ano – Cascais, galardão que vem dar resposta a um desafio lançado pelo Turismo de Cascais. A concretização desse repto, passa pela eleição de um prémio local com total independência e em moldes semelhantes a outros utilizados nos Prémios Mesa Marcada – neste caso, o painel do júri será menor, mas composto por pessoas da região (ou com uma ligação forte à região). Neste contexto, também este ano será servido um jantar volante que será preparado apenas por chefes de restaurantes da região de Cascais.
De destacar, igualmente, nesta edição, o número de restaurantes inscritos no Prémio Studioneves de Sustentabilidade, que voltou a superar o anterior, o que demonstra um interesse cada vez maior dos restaurantes neste tema. Foram 53, um aumento de 11% em relação a 2023. Destes, 23 participaram pela primeira vez, sendo que do total, a grande maioria continua a ser de meio urbano 45 (79%), havendo 12 de meio rural (21%), revela a organização.
Este prémio, realizado em parceria com o Studioneves e a Grab a Donought (consultora especializada em sustentabilidade), é o único dos Prémios Mesa Marcada que funciona por inscrição e compreende 3 fases: 1ª fase: avaliação a partir de um inquérito online preenchido pelos participantes (que lhes permite obter de imediato um diagnóstico em diversos pontos, fase à média dos resultados de outros anos); 2ª fase: definição de uma short list, após análise dos comprovativos/evidências solicitados; 3ª fase: escolha dos vencedores, após entrevista e visita virtual aos locais.
A lista completa de todos os votados será publicada no site e a atribuição de prémios e os vencedores da edição anterior (2023) podem ser consultados aqui.