Prémio Cidades e Territórios do Futuro procura projetos pioneiros
A 4.ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro já está em marcha e envolve sete categorias. Tornar as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis é o objetivo.
Encontrar projetos pioneiros que tornem as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis é o ponto de partida de mais uma edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro, uma iniciativa APDC, no âmbito da sua Secção Cidades Saudáveis e Sustentáveis.
As candidaturas podem ser efetuadas até dia 14 de março do próximo ano, nas sete categorias a concurso: Saúde e Bem-estar; Igualdade e Inclusão, Mobilidade e Logística; Relacionamento com o Cidadão e Participação; Qualificações; Desenvolvimento Económico; e Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização.
São elegíveis para participar todas as entidades públicas ou privadas que operem diretamente no território e atuem no universo municipal. Nomeadamente, clientes, fornecedores ou líderes de projetos que apresentem um projeto que esteja pelo menos em fase de demonstração e com um nível de maturidade significativo e que se enquadre numa das sete categorias a concurso. Ou seja, projetos que contenham inovações tecnológicas que promovam a otimização dos recursos e um planeamento, entrega e controlo dos serviços urbanos inovador e eficaz. A finalidade é que os candidatos potenciem a sustentabilidade da economia, da sociedade e do ambiente e que respondam a problemas e desafios concretos.
Os vencedores de cada uma das categorias são premiados com um Troféu na Cerimónia de Entrega de Prémios, a decorrer em maio de 2025 (no âmbito do 34.º Digital Business Congress) e ainda com a possibilidade de participar num stand da APDC, num evento dedicado às Smart Cities, e de colocarem um selo digital na sua comunicação e promoção da distinção.








