Opinião

10 Mandamentos da diplomacia nos negócios internacionais

Vasco Ribeiro, comentador e especialista em diplomacia

Viaje e conheça mundo ou invista em formação são dois dos 10 mandamentos essenciais quando se fala de diplomacia nos negócios internacionais.

  1. Nas reuniões de trabalho presenciais ou on-line, cabe ao anfitrião a responsabilidade de apresentar os diferentes participantes entre si sempre que ainda não se conheçam.
  2. Em contexto de networking, use o mesmo nível de linguagem que o seu interlocutor – mantenha o mesmo nível intelectual, social e profissional.
  3. Em eventos empresariais ou de Estado, respeite na íntegra o dress code indicado no convite (formal, national dress, semiformal, casual, etc, por ordem decrescente), variando em função do tipo de evento e propósito.
  4. No cumprimento, não se cumprimenta ninguém por iniciativa própria, mas sim apenas quando se é cumprimentado. E em certas ocasiões o cumprimento é apenas verbal ou com ligeiro aceno de cabeça.
  5. Na troca de cartões de visita, caso se tenha esquecido de trazer o cartão em formato físico pode, em alternativa, apresentar o seu cartão de visita digital ou trocar um WhatsApp de imediato.
  6. Nas apresentações, a pessoa de menor categoria ou estatuto é sempre apresentada à pessoa mais importante, e nunca o contrário – a pessoa de menor importância apresentar-se à de posição superior.
  7. Nos e-mails, deve responder até três dias após o ter recebido caso se trate de um assunto regular, ou em 24 horas caso o assunto tenha carácter de urgência. Se o assunto for urgente pode optar também por uma chamada telefónica.
  8. Quanto ao telemóvel, use-o apenas se/quando estritamente necessário avisando previamente, caso seja possível, quem preside a reunião e pedindo licença (com um gesto) para o efeito.
  9. Viaje e conheça o mundo, pois amplia a sua perspetiva e oferece insights valiosos para os seus negócios. Ao viajar pode aprender novas abordagens de negócios.
  10. Invista em formação, é crucial manter-se atualizado com as tendências e as exigências do mercado global. Considere programas executivos, cursos on-line e workshops relevantes para expandir os conhecimentos e habilidades.

 Nota: In livro “Diplomacia nos Negócios Internacionais”


Vasco Ribeiro é doutorado em Ciências Empresariais (Universidade Fernando Pessoa, Porto), em Turismo (Universidade de Sevilha, Espanha), e pós-doutorado em Gestão da Inovação no Turismo de Luxo (Universidade de Aveiro) e em Marketing Ético nos Hotéis de Luxo (CiTUR – Politécnico de Leiria). É chefe do gabinete de Diplomacia e Protocolo Empresarial da Rede do Empresário, Docente universitário no ISLA Santarém, conselheiro editorial da Diplomacy and Business Magazine e comentador/analista de TV (informação) em assuntos de Protocolo e Turismo. Frequenta ainda o Programa Avançado em Diplomacia na Universidade Católica, Lisboa.

É ainda o autor dos livros “Etiqueta & Protocolo na Hotelaria de Luxo” (2017) e “Etiqueta Moderna” (2019) e “O Anfitrião Modelo: guia prático de bem atender, receber e servir no setor do turismo” (2023), e coordenador dos livros “Gestão de Empresas com Pessoas a Bordo” (2022) e “Gestão de Pessoas no Lazer, Animação Turística & Eventos” (2022).

Comentários

Artigos Relacionados