8 pontos a seguir na criação de um plano de negócios

Antes de lançar a sua start-up é necessário criar um documento, mais ou menos formal, com o plano de negócios que irá seguir. Eis uma lista de oito pontos a seguir para garantir um plano com potencial de sucesso.

O plano de negócios é a primeira coisa que qualquer potencial investidor irá querer saber quando o abordar. Antes de lançar a sua start-up, é necessário criar este documento, de forma mais ou menos formal, que funcionará quase como uma carta de apresentação da empresa e o ajudará a organizar-se.

O que incluir? Por que ordem e de que forma?

Tim Berry, especialista internacional em planos de negócios, investidor, fundador e chairman da Palo Alto Software, da bplans.com e da Borland International, nos EUA, partilhou no Entrepreneur 8 pontos que considera que deve seguir quando fizer o seu plano de negócios para que seja bem-sucedido.

1. Resumo executivo
Trata-se de um resumo de uma ou duas páginas do seu plano de negócios. O ideal é fazê-lo quando tiver finalizado todos os detalhes do plano.

2. Descrição do negócio
Deve incluir e definir vários aspetos da sua oferta de serviço/produto, a história do seu setor ou qualquer evento atual, as suas metas pessoais e objetivos a alcançar. Trata-se da coluna vertebral do seu plano de negócios e que prepara o cenário para toda a informação quem vem a seguir.

3. Produtos e serviços
Todos têm um produto ou serviço para oferecer a um potencial cliente. Deve ser capaz de descrever o que é que vende e identificar o que faz com que o seu produto seja único.

4. Vendas e marketing
Esta secção abre-lhe a porta para a indústria, o estado do mercado, os custos gerais e dá-lhe a oportunidade de se distinguir da concorrência. Enquanto estiver a trabalhar nesta secção, pense que, assim como as pessoas passam pela loja física e veem o que passa dentro do negócio, os visitantes do seu site poderão ver também a sua mercadoria e reconhecer o seu branding pessoal.

Faça com que o seu site seja a sua loja online em pensamento e em ação.

  • Pode dar amostras ou demonstrações do seu produto.
  • Imagens e/ou fotografias do material visual de marketing.
  • O URL (endereço web) é a sua “localização”.
  • O equipamento que utiliza e os métodos de entrega dos produtos são ferramentas de fabrico e envio.
  • A navegação pelo site é como a montra da loja física.
  • Se incluir um mapa do site, pode ajudar as pessoas a encontrarem o que procuram.
  • Se integrar testemunhos, parcerias e experiências em áreas de fácil acesso no site, o cliente tenderá a ter mais confiança em si.

Apresentar a sua informação de contacto permitirá às pessoas fazer negócios consigo. Fornecer informação detalhada sobre si, embora não esteja na presença de um potencial cliente, dará a primeira impressão sobre a sua personalidade. Em vez de só pensar no site como uma placa para colocar o seu nome, melhore-o e veja-o como uma loja online, ou melhor, o lugar onde se fazem os negócios.

5. Operações
O propósito desta secção é ajudá-lo a realçar o lado mais administrativo do seu negócio, incluindo como opera, onde estão as suas instalações, equipa, informações legais, rede de fornecedores, etc.

6. Equipa administrativa
Se tem alguns mentores ou pessoas que o ajudam a gerir o seu negócio, é aqui que deve apresentar o seu envolvimento e a forma como contribuem para o seu sucesso. Se há uma hierarquia de posições dentro da tua empresa, deverá detalhá-la, bem como a relevância de cada uma.

7. Desenvolvimento
É aqui que pode sonhar um pouco. Nem tudo nesta secção está baseado em factos, como a informação que integrou nas secções anteriores. Projete para o futuro e pense em grande. O desenvolvimento é uma parte importante do negócio para continuar a ser competitivo, por isso dedica algum tempo a escrever esta parte.

8. Resumo financeiro
Nesta secção deve apresentar um historial dos seus contratos financeiros, investimentos e como chegou à posição que tem hoje. Com alguma flexibilidade, o investidor poderá ficar a conhecer como operará a sua empresa e o seu estado financeiro, incluindo como equilibra tudo no fim de cada mês, a saúde do seu negócio e o fluxo de caixa.

Comentários

Artigos Relacionados