eAwards têm 110 mil euros para a start-up que coloque a tecnologia ao serviço da sociedade

O melhor projeto e start-up que coloque a tecnologia ao serviço da sociedade receberá um prémio de 110 mil euros. Os eAwards são organizados pela NTT DATA Foundation e visam promover o empreendedorismo tecnológico.
Os eAwards estão de volta com a sua 24ª edição para ajudar a desenvolver e premiar o melhor projeto e start-up que coloque a tecnologia ao serviço da sociedade. Esta é uma iniciativa da NTT DATA Foundation e as candidaturas decorrem até 30 de junho.
Os eAwards procuram empreendedores e start-ups portuguesas que tenham projetos em fase avançada de prototipagem, baseados em tecnologias de alto impacto, inovadores, escaláveis e sustentáveis, no sentido de gerar impacto positivo na sociedade.
Depois de terminada a fase de candidaturas, um júri irá determinar os projetos finalistas, que vão disputar o premio português, no valor de 10 mil euros, a que se soma um programa de aceleração. O vencedor local terá também acesso direto à final internacional dos eAwards, na qual será identificado o vencedor do premio de 100 mil euros.
A final internacional dos eAwards vai decorrer durante a Innovation Week, em Outubro, num evento que reúne os vencedores dos eAwards dos países participantes da Europa e América Latina. Trata-se de um evento que junta empreendedores, especialistas e investidores, para partilhar experiências, soluções, metodologias e fazer networking, diz a NTT DATA Foundation.
Segundo Tiago Barroso, CEO da NTT DATA Portugal, “os eAwards são uma iniciativa de apoio ao empreendedorismo tecnológico e social e, por isso, é com grande satisfação que damos início à sua 24ª edição. Para além de um acelerador de ideias inovadoras orientadas para o bem-comum, os eAwards desempenham um papel fundamental na nossa estratégia de ESG. Assim, aguardamos com expectativa os projetos de negócio e start-ups que se candidatem”.
A SmartPhotonics, um projeto anti contrafação para fornecedores de embalagens e etiquetas que permite aos clientes garantir a autenticidade dos seus produtos, foi a vencedora da edição passada. Por sua vez, o vencedor internacional foi o projeto colombiano Soy Julieta, que se encontra a desenvolver um dispositivo de diagnóstico para o cancro da mama.
Nos últimos 23 anos, a NTT DATA FOUNDATION recebeu e apoiou mais de 9 mil projetos em todo o mundo e recebeu cerca de 2 mil candidaturas anuais de projetos que procuram um novo impulso. Portugal já viu dois projetos vencerem a final internacional dos eAwards e outros dois receberem uma Menção Honrosa.
Os interessados podem concorrer até 30 de junho.