Start-up britânica fundada por português levanta 1,60 milhões para acabar com esgotamento dos cuidadores

A Yurtle, que quer ajudar os empregadores a prevenir o esgotamento dos seus colaboradores que são cuidadores informais, recebeu uma ronda seed coliderada pela Insurtech Gateway e pela MSM (Mustard Seed Maze).

A Yurtle, uma insurtech sediada em Londres que ajuda as empresas a combater o esgotamento dos cuidadores, fechou uma ronda de financiamento seed de 1,37 milhões de libras (o equivalente a 1,60 milhões de euros), coliderada pelos fundos Insurtech Gateway e MSM, para expandir a sua equipa e “lançar o primeiro aliado digital de cuidados do mundo”.

Acreditamos que não há nenhum desafio sistémico único mais urgente ou fascinante para resolver do que a nossa população envelhecida. Estamos entusiasmados por ter assegurado esta ronda de financiamento que nos permite continuar a construir as ferramentas que as famílias precisam para cumprir suas obrigações de cuidados para com seus entes queridos sem sacrificar sua saúde”, revela Antonio Ribeiro, fundador da Yurtle e que sentiu em primeira mão a pressão que os cuidadores podem impor às famílias. O seu avô recebeu apoio familiar e profissional na sua luta contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e a sua avó depende hoje em dia da família na sua luta contra a fragilidade relacionada o envelhecimento e a demência vascular.

O número de pessoas com mais de 65 anos está a crescer duas vezes mais rápido que os grupos etários mais jovens. Na ausência de serviços públicos adequadas, 12 mil pessoas por dia no Reino Unido assumem o papel de cuidador informal de um ente querido idoso/frágil/doente/incapacitado. Quando os cuidadores não recebem apoio nos locais de trabalho do Reino Unido, colocam a sua saúde em risco, além de custar aos seus empregadores 4,8 mil milhões de libras (cerca de 5,61 mil milhões de euros) por ano associados a de perdas de produtividade, ausência e rotatividade.

Tendo em conta este cenário, “a Yurtle imagina um mundo onde todos conseguem escolher viver de forma independente à medida que envelhecem. Para isso, precisamos de capacitar as redes informais de cuidados sociais de forma a garantir cuidados sustentáveis e eficazes”, explica a Maze em comunicado.

Paga pelos empregadores, a solução B2B da Yurtle previne o esgotamento dos cuidadores, ajudando-os a construir uma equipa de cuidados resiliente ao seu redor, bem como uma segurança financeira quando a sua saúde falha.

Este benefício é disponibilizado pelos departamentos de recursos humanos que asseguram o compromisso de bem-estar dos seus colaboradores e que garantem igualdade de género no acesso a oportunidades. Mais de 65% dos cuidadores informais são mulheres. A Yurtle já garantiu acesso à distribuição para mais de 60% do mercado corporativo do Reino Unido.

Como funciona a aplicação?
A aplicação da Yurtle ajuda os colaboradores a refletirem sobre a carga de cuidado informal que asseguram, a receber conselhos personalizados sobre como se tornar cuidadores mais eficazes e mostra-lhes como mobilizar sua rede existente para compartilhar responsabilidades de cuidados.

“O novo produto de seguro da Yurtle dá aos funcionários a tranquilidade de que, se não puderem cumprir seu papel de cuidador informal habitual, devido a doença ou acidente, podem ter acesso a financiamento e profissionais para garantir a continuidade de cuidados para um dependente”, explica a Maze.

Comentários

Artigos Relacionados