Norte de Portugal recebe evento que junta setor do turismo nacional e internacional
O BOOST – Building Better Tourism, organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, vai reunir entidades nacionais e internacionais ligadas ao turismo nos dias 16 e 17 de janeiro, no Porto e Matosinhos, respetivamente.
O norte do país recebe, pelo segundo ano consecutivo, um evento inteiramente dedicado ao futuro da indústria do turismo. O BOOST – Building Better Tourism terá lugar na Casa da Música, no Porto, a 16 de janeiro, seguido pela BOOST Academy, a 17 de janeiro, em Matosinhos.
Esta é uma iniciativa do Nest – Centro de Inovação do Turismo, que junta entidades nacionais e internacionais de diversas áreas, para explorar as mudanças e oportunidades do setor, bem como o seu impacto em campos como o da saúde e bem-estar, a mobilidade, a capacitação das pessoas, a sociedade e o meio ambiente. A conferência, estruturada em duas componentes, abrange palestras e painéis focados na digitalização, bem como uma componente tecnológica.
“Com os olhos postos nas tendências atuais, o BOOST pretende, mais um ano, apoiar a recuperação do setor do turismo pela aceleração e reinvenção, discutir caminhos de crescimento e captar bons exemplos internacionais para aplicação no tecido empresarial português, afirmando-se como o maior fórum de discussão sobre inovação no setor alguma vez realizado em Portugal”, afirma Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
No total 40 oradores irão focar-se na qualidade da experiência do utilizador. Entre as experiências oferecidas, destaca-se o Check-in biométrico, um marketplace de restauração para facilitar refeições, o NEST no Metaverso, proporcionando conteúdos como estudos, webinares, relatórios e entrevistas com oradores, e a introdução de NFT com códigos promocionais em equipamentos culturais no Porto e cartão Porto Card.
Entre os oradores que vão marcar presença, estão Valérie De Bue, ministra de Turismo da Valónia (em formato virtual), Alan Vella, consultor de projetos na EISMEA, Maria Antónia Saldanha, country manager na Mastercard, Bernardo Trindade, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Alessandra Priante, diretora para a Europa na OMT (Organização Mundial do Turismo), Kristina Becker, gestora sénior de parcerias no Lufthansa Innovation Hub, Aaron Beeson, diretor de inovação da ANA Aeroportos de Portugal, Gavin Eckles, consultor na BAE Ventures; Frederico Costa, Google Travel, Paulo Vaz, diretor na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto,Mariela Silveira Pons, doutora e diretora no Kurotel, Jake Haupert, cofundador do Transformational Travel Council, António Lucena, da Fábrica de Startups, e Elisabete Félix, diretora de Desenvolvimento de Negócios no Turismo de Portugal.
O BOOST terá como keynote speaker B. Joseph Pine II, autor do livro “The Experience Economy” e consultor de gestão, cofundador da Strategic Horizons LLP, um estúdio de pensamento dedicado a ajudar empresas a conceber e desenhar novas formas de agregar valor às suas ofertas económicas, tendo entre os seus clientes várias empresas Fortune 500.
No segundo dia num formato BOOST Academy, em Matosinhos, existirão sessões de capacitação para o setor, que terão palestras, mas também uma sessão de trabalho, uma masterclass sobre ecossistemas e empreendedorismo no turismo e um painel sobre a sustentabilidade e inovação na hotelaria e restauração.








