INCoDe.2030 lança cursos para promover igualdade de género

No âmbito do 3.º Encontro da Aliança para a Igualdade de Género, o INCoDe.2030 apresenta dois novos cursos. Igualdade de género nas TIC é o foco.

“Digitalização e Igualdade de Género: Como Promover a Participação das Raparigas e Mulheres nas TIC” é o nome do primeiro curso, de nível básico e com uma duração estimada de 10 horas. Os conteúdos incluem temas como o conceito de igualdade de género, a identificação de estereótipos e a sua relação com papéis de género.

A formação pretende ainda explicar e desconstruir os fatores que levam a que muitas raparigas não optem por carreiras no sector das TIC, bem como abordar os benefícios da inclusão de mulheres em equipas deste sector e apresentar iniciativas que promovem a igualdade de oportunidades.

Já o segundo MOOC, “Abordagens Inclusivas de Género na Tecnologia”, tem como objectivo explicar o baixo nível de inclusão de género nos processos de desenvolvimento de tecnologia, apresentar as vantagens da participação feminina no desenvolvimento de tecnologia, comparar abordagens inclusivas de género ao longo do tempo e abordar processos, princípios e benefícios do design e marketing inclusivo. Este curso é de nível intermédio e tem uma duração estimada de 15 horas.

Ambas as formações juntam-se à colecção de nove cursos sobre competências digitais, promovidos pelo INCoDe.2030 e publicados na plataforma NAU ao longo de 2023.

São formações que integram diferentes objecivos e níveis e que estão disponíveis a todos os interessados, com o objetivo de desenvolver as competências digitais na sociedade, capacitando a população portuguesa para um futuro que está cada vez mais perto.

Através dos MOOCs é possível comunicar em larga escala, proporcionando aos cidadãos as aprendizagens mais relevantes, que respondem às suas necessidades e, cada vez mais, às necessidades das empresas onde trabalham. Por essa razão, a NAU é, desde o início, parte integrante das ações transversais do INCoDe.2030, ao promover o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, educação e qualificação da população ativa.

As inscrições já estão abertas e os cursos estão disponíveis gratuitamente.

Comentários

Artigos Relacionados