Fundo para a Inovação quer acelerar a implantação de tecnologias inovadoras na Europa

A Comissão Europeia vai lançar duas calls para a apresentação de tecnologias inovadoras na área das tecnologias limpas.

Estão prestes a ser apresentadas duas calls promovidas pela Comissão Europeia, e enquadradas no Fundo de Inovação, para acelerar a implantação de tecnologias inovadoras na Europa. O Fundo de Inovação consiste num mecanismo de financiamento – criado no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), para o período 2020-2030 – que

que visa criar incentivos para que as empresas e as autoridades públicas invistam em tecnologias hipocarbónicas de ponta e apoiem a transição da Europa para a neutralidade climática.

A presentação será efetuada no dia 23 de novembro e envolve o convite à apresentação de propostas relativo ao Fundo de Inovação 2023 (convite IF23) e o Leilão do Fundo de Inovação 2023 (leilão FI23). No total, as duas calls envolvem um montante até 4,8 mil milhões de euros para a indústria e para os intervenientes nas tecnologias limpas na Europa.

No caso da call IF23 estão em causa até 4 mil milhões de euros para projetos de pequena, média e grande escala desenvolvidos em setores que podem ir da descarbonização, ao fabrico de tecnologias limpas, indústrias marítimas ou indústrias com utilização intensiva de energia. As candidaturas podem ser efetuadas até abril de 2024.

Por sua vez, o Leilão IF23 é o primeiro do género na Europa e irá atribuir até 800 milhões de euros a produtores de hidrogénio renovável no espaço económico europeu (EEE).  Vai ser apresentado no dia 30 de novembro, e as propostas podem ser apresentadas até 8 de fevereiro de 2024.

Comentários

Artigos Relacionados