Apple, Google e Microsoft são as marcas mais valiosas do mundo
O ranking Kantar BrandZ Global 2023 diz que a Apple é a marca mais valiosa do mundo. No pódio estão também as tecnológicas Google e Microsoft.
O ranking Kantar BrandZ Global 2023 diz que a Apple é a marca mais valiosa do mundo. No pódio estão também as tecnológicas Google e Apple.
A multinacional Apple foi eleita a marca mais valiosa do mundo, com um valor de marca na ordem do 805 mil milhões de euros (880.455 milhões de dólares), segundo o mais recente ranking Kantar BrandZ Global 2023, que reúne as 100 marcas mais valiosas do mundo. Destronou, assim, a Amazon,que no último ranking liderava a lista das mais valiosas.
Este ano, a análise coloca em segundo lugar a Google, com um valor a rondar os 528 mil milhões de euros (577.683 milhões de dólares), seguida da Microsoft que fecha o top3, com um valor de marca de 464 mil milhões de euros (501.856 milhões de dólares).
Entre as 10 principais marcas mais valiosas mundialmente, destaque também para Amazon (4.ª posição), McDonald’s (5.ª), Visa (6.ª), Tencent (7.ª), Louis Vuitton (8.ª), MasterCard (9ª), e Coca-Cola (10.ª posição).

Este ranking de avaliação de marcas tem como base as opiniões de mais de 4,2 milhões de entrevistados sobre 21 mil marcas, em 540 categorias, e em 54 mercados.
O ranking revela também que algumas das marcas mais resilientes do mundo incluem a Pepsi, BCA, UnitedHealthcare, Coca-Cola, Nongfu Spring, e Costco, todas elas a conseguirem aumentar o seu valor de marca apesar das condições desafiadoras de mercado.
Este ano, as marcas que mantiveram um forte capital próprio conseguiram superar o desempenho dos seus pares de categoria – mesmo em categorias onde a média do valor de marca diminuiu. Isto verificou-se com o maiorcrescimento deste ano, a marca indiana de telecomunicações Airtel. O forte valor de marca da Airtel permitou à marca justificar o seu preço premium – numa altura em que centenas de milhões de indianos estão a adotar smartphones 4G.
O Kantar BrandZ Global 2023 regista também uma lista de 11 novas marcas. É o caso da marca de vestuário chinesa Shein, que é a principal novidade no número 70 no ranking de 2023. Outras nove marcas estão a regressar à lista após uma ausência de algum tempo. Este grupo inclui tais nomes como Pepsi, Red Bull, Colgate e Sony, entre outros.
Destaque ainda para o facto da espanhola Zara, do grupo Inditex, estar entre as 100 marcas mais valiosas do mundo ao ocupar a 94.ª posição. Refira-se que 25% das marcas mais valiosas do mundo proveem da Ásia.
Globalmente, regista-se uma quebra no valor das marcas, sobretudo devido ao facto das grandes tecnológicas terem vivido períodos controversos, como despedimentos em massa ou a crise dos semicondutores.








