Bynd VC investe em start-up que usa IA para diminuir pegada de carbono

A portuguesa Bynd VC investiu na Trebellar, uma start-up que usa inteligência artificial para diminuir pegada de carbono dos edifícios.
A Bynd Venture Capital reforçou a sua aposta em projetos de climate tech ao participar na ronda de investimento seed de 3,5 milhões de dólares da Trebellar. Trata-se de uma start-up que desenvolveu uma solução para acelerar a redução das emissões de carbono, permitindo que as empresas, através da aplicação do seu software, melhorem as infraestruturas e operações no local de trabalho com eficiências de espaço, custos e energia.
“É com grande orgulho que nos juntamos à missão da Trebellar de facilitar o quotidiano das equipas de gestão de infraestruturas de tal forma que as organizações consigam levar a cabo medidas de poupança mais amigas do ambiente”, congratulou-se Francisco Ferreira Pinto, sócio da Bynd Venture Capital.
Através da aplicação de inteligência artificial e machine learning, a Trebellar, unifica dados dos edifícios, recolhidos em diferentes sistemas e sensores, para gerar automaticamente análises sobre as principais tendências, desvios e previsões. Os utilizadores também podem programar e gerar alertas em tempo real, bem como emitir pedidos automáticos de resolução de problemas para as equipas de gestão das instalações.
O financiamento captado nesta ronda – na qual participaram, entre outros investidores, a Haystack, Altcapital, KFund e a Jetstream -, permitirá que a start-up apoie a sua base de clientes empresariais e acelere o investimento em desenvolvimento de software, Inteligência Artificial (IA) generativa, machine learning e design de produto, e aumentar a equipa de vendas e marketing.
“A nossa tecnologia pode ajudar a preencher a lacuna entre os dados e a ação – desde economizar tempo e dinheiro com fluxos de trabalho automatizados de instalações até revelar novos insights sobre ocupação, qualidade do ar interno e metas climáticas corporativas”, explicou Diego Ferreiro Val, um dos fundadores da Trebellar.