Digital e físico cada vez mais convergentes, assegura Accenture
O novo Technology Vision 2023, da Accenture, defende que a convergência entre o físico e o digital está próxima de atingir o seu nível máximo e vai transformar todos os aspetos dos negócios na próxima década.
96% dos executivos inquiridos no Technology Vision 2023 referem que a união entre digital e físico vai transformar todos os aspetos dos negócios na próxima década, enquanto 98% acreditam que as ferramentas de inteligência artificial terão um papel importante nas estratégias das suas empresas entre três a cinco anos. A consultora estima também que cerca de 40% de todas as horas trabalhadas serão assistidas ou ampliadas por inteligência artificial.
Estes são alguns dos números e conclusões apresentadas pelo estudo promovido pela Accenture, e divulgado recentemente, no qual fica patente que “a próxima onda de transformação dos negócios passará da construção de capacidades digitais isoladas para a criação das bases de uma nova realidade, uma realidade partilhada que combina perfeitamente nossas vidas físicas de átomos e nossas vidas digitais de bits”, refere Accenture.
Realizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, junto de uma amostra de 4.777 executivos C-Level e diretores, de 25 indústrias e de 34 países, o Technology Vision explora quatro tendências que estarão a moldar o futuro. A saber: identidade digital, ou seja, novas formas de identificação digital que estão a derrubar as barreiras entre pessoas e empresas; os seus dados, os meus dados, os nossos dados, ou porque é que a transparência se tornou o recurso mais precioso; inteligência artificial generalizante, uma nova categoria de IA generativa, grandes modelos de linguagem e modelos de fundação, que está a tornar-se numa aposta para qualquer empresa; e a fronteira final, o big bag da computação e da ciência, na medida em que o ciclo de feedback entre ciência e tecnologia está a ficar mais rápido, e a revelar soluções para os grandes desafios do mundo.
De certa forma, no Technology Vision 2023 destaca-se o facto de a fusão entre o digital e o físico estarem não só a levar à inovação, como é também a força por detrás de uma nova era de IA generativa que está a começar. De acordo com os responsáveis da Accenture, a próxima década será caracterizada por três megatendências no mundo da tecnologia: a cloud, o metaverso e a IA. Juntas, irão acabar com a distância entre os mundos físico e digital, opinam. Por isso, segundo o relatório, “a nova onda de transformação nos negócios não irá apenas criar capacidades digitais isoladas, mas sim as bases para uma nova realidade”.
83% dos executivos acreditam que as capacidades tecnológicas da ciência podem ajudar a abordar desafios relacionados com questões de saúde, enquanto 75% acreditam que as capacidades tecnológicas também podem ajudar combater a pobreza/desigualdade.
Na realidade, e segundo o estudo, 85% dos executivos globais concordam que a identidade digital não é mais apenas uma “questão técnica”, mas que está a tornar-se um negócio estratégico imperativo para as suas organizações. Por outro lado, 90% dos executivos globais concordam que a transparência dos dados torna-se cada vez mais um fator competitivo diferenciador para as suas organizações.








