78% dos profissionais de vendas já recorre à IA, revela inquérito da Salesforce

Maioria dos profissionais de vendas gasta a maior parte do seu tempo em tarefas rotineiras, mas 78% tenta reverter a situação recorrendo à IA, diz o relatório da Salesforce.

O relatório State of Sales, da Salesforce, mostra que as equipas comerciais e de vendas já estão a adotar as recentes tecnologias para criar relações de confiança com os clientes. Desenvolvido com base num inquérito a um grupo de 5.500 profissionais de vendas, entre 8 de março e 18 de abril de 2024, de 27 países da América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa (incluindo Portugal), a pesquisa revela que apenas 28% dos profissionais inquiridos dedica o seu tempo ao trabalho de venda efetivo, uma situação que 78% já está a tentar reverter com a utilização de inteligência artificial.

Entre as principais conclusões, o relatório destaca que os profissionais de vendas têm dificuldade em corresponder às expetativas dos clientes. Aliás, a mudança constante das expetativas dos clientes é o principal desafio, a nível global, para as equipas comerciais que têm pouco tempo para se conectarem e criarem uma relação com estes.

Em Portugal, os profissionais desta área dedicam apenas 28% do seu tempo de trabalho a desenvolver uma relação com os seus clientes, e 62% afirmam que a mudança das expetativas dos clientes é um desafio que tem vindo a aprofundar-se.

Por sua vez, a adoção de inteligência artificial (IA) está a aumentar, mas, de acordo com pesquisa, a falta de confiança e silos de dados mantêm-se como principais desafios. As preocupações com a integração, segurança e desconfiança por parte do cliente, significam que o potencial global da tecnologia para estas profissões está ainda por se verificar.

No mercado português, 78% das equipas de vendas já integraram ou estão a experimentar IA, e 16% está a avaliar a tecnologia. O principal benefício da tecnologia está relacionado com o ganho de tempo para o profissional enquanto a fraca integração com as infraestruturas existentes apresenta-se como o principal obstáculo para as equipas portuguesas na implementação de IA.

No que respeita à capacidade de retenção de talento, o State of Sales constata que os profissionais de vendas estão a manter-se nas empresas. A nível global, as empresas reportam que 18% dos profissionais mudaram nos últimos 12 meses, uma descida face aos 25% registados em 2022. Ainda assim, a retenção varia entre regiões.

Em Portugal, 15% é a mudança média de membros da equipa ao longo do último ano, e 4% a percentagem de profissionais de vendas que estão atualmente à procura de novas oportunidades.

Comentários

Artigos Relacionados