Opinião
6 Dicas para tirar uma boa foto de perfil
Hoje em dia, já não necessita de ter uma câmara fotográfica profissional para tirar uma boa imagem para o seu perfil nas redes sociais. Quer tenha um website, blog, página de Facebook, Twitter ou LinkedIn, é importante ter uma boa foto, que transmita uma imagem positiva.
A nova geração de smartphones, com câmaras fotográficas de alta qualidade, permitem não só tirar imagens em alta resolução, bem como a edição e aplicação de filtros, que proporcionam um resultado ao nível de um profissional.
Seis dicas para tirar uma boa foto de perfil:
1 – Escolha o local
Prepare todos os detalhes, antes da sessão fotográfica. A escolha do local é importante e deve ter em conta aspetos como a iluminação, o enquadramento e o fundo. Ou seja, certifique-se de que tem uma boa iluminação, de preferência natural, de forma a não criar sombras no rosto ou corpo; de quais são os elementos que pretende captar na imagem (cores, decoração, logotipo, paisagem, etc.); e prefira fundos mais neutros, de forma a não desviar a atenção.
2 – Defina a sua marca pessoal
Identifique qual é a imagem que deseja transmitir. Selecione a roupa, os acessórios, o tipo de penteado e a maquilhagem a usar para a sessão. Planeie todos os aspetos ao pormenor, de forma a ter tudo preparado para este dia. Experimente duas a três mudas de roupa, se pretender ter visuais diferentes e mais opções de escolha. Escolha a roupa que mais valoriza o seu tipo de corpo, tendo sempre em conta a sua atividade profissional e objetivos. Pense em si como uma marca pessoal e de que forma gostaria de ser percepcionado pelos outros. No meu livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo” pode encontrar algumas propostas de visuais.
3 – Pratique as poses ao espelho
Antes da sessão, experimente praticar diferentes poses ao espelho, de modo a ter uma ideia dos ângulos mais favorecedores e do que pode fazer com as mãos, já que esta é umas das dúvidas mais comuns. Uma boa fonte de inspiração pode ser pesquisar em revistas ou na internet fotos semelhantes, ou até mesmo, das personalidades que mais admira. Analise a sua postura e os diversos elementos. Vista a roupa e verifique como esta assenta no corpo, nomeadamente quando se senta ou cruza os braços. Por exemplo, pode recorrer ao truque de sentar-se em cima da parte de trás do blazer, de modo a evitar que os ombros fiquem muito subidos e a roupa fique mais esticada. Prefira peças mais ajustadas ao corpo e que não fiquem com muitos vincos (por exemplo, tecidos com elastano). Não se esqueça, ainda, do que a linguagem corporal pode transmitir a seu respeito
4 – Torne a fotografia mais interessante
Escolher um ambiente apelativo, com uma bela vista ou decoração; ficar sentado numa cadeira ou sofá de design; ou ter um objeto por perto, relacionado com a sua profissão (computador, telemóvel, máquina fotográfica, obra de arte, etc.) pode ser uma boa opção para tornar a foto mais interessante, em vez de ficar encostado a uma parede branca. Tire partido dos seus talentos, promovendo-os. Outra alternativa, é escolher elementos que estejam relacionados consigo, como um hobbie ou o seu local favorito, ou que revelem um aspeto da sua personalidade (artística, criativa ou gostos pessoais).
5 – Analise para corrigir
Uma das vantagens do telemóvel ou da câmara digital é que pode ver as imagens no momento. Durante a sessão, verifique o que está bem ou menos bem, de forma a corrigir na hora. Pode ser a forma como posiciona o rosto ou a iluminação mais favorecedora, bem como a roupa assenta em determinadas posições ou o tipo de pose escolhida. Mas também é importante passar um briefing a quem o vai fotografar, de forma a definir o que pretende desta sessão. Mostrar algumas fotos como referência também ajuda a outra pessoa a visualizar melhor o que deseja. E tire dezenas (ou centenas) de fotos, de forma a ter mais opções de escolha.
6 – Edite as imagens
Atualmente, as opções de edição e os filtros permitem corrigir a cor, luz, destaque e enquadramento das fotos, entre outras funcionalidades. Algumas câmaras de telemóvel permitem, ainda, reduzir as olheiras e regular o tom de pele. Além disso, pode sempre recorrer a apps de edição de fotos, como o Instagram, VSCO Cam ou Snapseed. Tire partido das novas tecnologias, utilizando-as a seu favor. A boa notícia é que pode retocar praticamente todos os detalhes, mesmo que não seja um profissional de fotografia.








