Entrevista/ 5 questões a José Oliveira, chairman da BI4ALL

“A soberania dos dados é hoje inquestionável e representa uma ponte eficaz para a criação de estratégias de negócio vencedoras”, afirma José Oliveira, fundador e chairman da BI4ALL.
Empresa de referência em serviços de data analytics e inteligência artificial, a tecnológica portuguesa BI4ALL está há 19 anos a apoiar a transformação digital das empresas portuguesas e não só, uma vez que a sua atuação já ultrapassou fronteiras. Para partilhar essa experiência e a sua visão de mercado, o fundador e atual chairman, José Oliveira, responde a cinco questões.
O que é para si inovação?
Inovação para mim é sinónimo de competitividade. Quando falamos em inovação associamos, muitas vezes, à criação de algo novo. Mas, na verdade, também estamos a inovar quando melhoramos processos ou serviços com um impacto significativo na organização. Nos últimos anos, as empresas tiveram de acelerar na adoção de soluções tecnológicas, de forma a terem maiores vantagens competitivas, além disso o mercado tornou-se ainda mais global. Podemos olhar para setores mais tradicionais, inclusive, que fazem hoje uma aposta clara no digital, como é o caso da Banca ou do Legal. Esta aposta em soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial permite-lhes mudar processos, modelos de negócio e estratégias, tornando assim as organizações mais inovadoras e competitivas.
A soberania dos dados é hoje inquestionável e representa uma ponte eficaz para a criação de estratégias de negócio vencedoras. Acredito que os bons resultados pertencem às empresas que transformam os dados em conhecimento e que, com isso, criam oportunidades, tomam melhores decisões e otimizam processos.
“(…) a curiosidade é talvez o fator fundamental para o sucesso atualmente”.
Qual a competência fundamental para exercer a liderança nos dias de hoje?
Não sei se existirá uma competência fundamental para exercer a liderança nos dias de hoje. Existem boas práticas que podem ser parte da solução, como tecnologias capazes de ajudar os gestores a alavancar os seus negócios e a transformar os dados em insights determinantes para o negócio, mas a curiosidade é talvez o fator fundamental para o sucesso atualmente. A curiosidade das pessoas, quando combinada com as tecnologias disruptivas cada vez mais complexas, como os sistemas de Inteligência Artificial, consegue alcançar e criar as soluções mais inovadoras que são, muitas vezes, as mais eficazes e catalisadoras de mudanças positivas nas organizações.
“(…) queremos partilhar as nossas instalações com start-ups tecnológicas, oferecendo um contacto direto com especialistas do setor e do mundo empresarial”.
Uma ideia que gostava de implementar?
Em 2021 realizei uma das minhas ideias/sonhos que tinha para a BI4ALL desde a sua fundação, em 2004: o de dar uma nova casa à empresa que criei, às pessoas que cá trabalham, aos nossos clientes e parceiros, com todas as condições que idealizei desde o início. Cumpri este sonho, partilhado com os meus dois sócios, que batizámos de “Cidade BI4ALL” – um espaço de 7 mil metros quadrados, com vários ambientes, criado para proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho dinâmico, ágil, com todas as condições para a criatividade, colaboração e trabalho altamente produtivo.
Agora, a minha próxima ideia é aproveitar este espaço e aliá-lo a uma das minhas grandes paixões: a arte. Quero que a Cidade BI4ALL seja um espaço partilhado por todos e que seja palco de exposições e iniciativas culturais. Por outro lado, queremos partilhar as nossas instalações com start-ups tecnológicas, oferecendo um contacto direto com especialistas do setor e do mundo empresarial. Acreditamos que, pela nossa experiência e caminho de sucesso, podemos ajudar novos negócios a crescerem e solidificarem.
“(..) acredito que uma grande parte do sucesso de qualquer empresa, seja ou não uma start-up, deve-se aos seus valores e à capacidade de ser fiel a estes quando se encontra numa fase de crescimento”.
Erros que as start-ups nunca devem cometer?
Uma das frases que mais me inspira é “From great dreams, great projects are born”. Eu, e os meus sócios, desde o início que lideramos a BI4ALL com a mesma paixão e compromisso. Somos focados no sucesso dos clientes, parceiros e colaboradores. O nosso primeiro projeto foi numa organização do setor farmacêutico e esta empresa continua a ser nossa cliente até hoje. O facto de a organização ser pequena, mas com elevado nível de especialização, era a sua vantagem competitiva. A dedicação da equipa, aliada à audácia que faz a empresa procurar as melhores soluções para os clientes, é o alicerce que permite afirmar a BI4ALL como uma referência na área de analytics e inteligência artificial.
Respondendo à questão pela positiva, acredito que uma grande parte do sucesso de qualquer empresa, seja ou não uma start-up, deve-se aos seus valores e à capacidade de ser fiel a estes quando se encontra numa fase de crescimento. Hoje, a BI4ALL é uma empresa consolidada no mercado nacional, e a dar passos importantes na internacionalização, pelo que posso dizer que é um projeto vencedor.