5 estratégias de marketing para experimentar até ao final de 2021

Faltam quatro meses para o final do ano, mas ainda vai a tempo de pôr em prática algumas estratégias de marketing que ajudem a potenciar o sucesso da sua start-up.

Start-ups e scaleups procuram sempre as melhores estratégias de crescimento e de marketing para atrair e fidelizar clientes, colocando-os no centro de todas as suas ações. Por isso, e apesar dos planos de negócios anuais já estarem na reta final, uma vez que faltam quatro meses para o final do ano, nunca é tarde para relembrar o que uma boa estratégia de marketing pode fazer para desbloquear o potencial do seu projeto. Inspire-se nas cinco sugestões da EU-Startups.com.

  1. Search Engine Optimization (SEO)

O SEO permanece relevante em 2021 e os profissionais de marketing experientes devem encontrar formas de usar o marketing de conteúdo juntamente com outros canais. O SEO está a tornar-se ainda mais crítico do que nunca, já que a maioria dos utilizadores vai ao Google procurar produtos ou serviços. Por isso, se pretende que o site do seu projeto apareça logo na primeira página dos resultados de pesquisa, faz sentido investir numa estratégia sólida. Por exemplo, certifique-se de que o site é compatível com dispositivos móveis, teste os links e os botões para garantir que funcionam, obtenha backlinks para o seu site e tenha conteúdos relevantes. 

  1. Reaproveite conteúdos

Apresentar conteúdo de qualidade é essencial para ajudar a gerar tráfego no site. Reaproveitar conteúdos, no seu todo ou em parte, é uma prática corrente para expandir o alcance dos mesmos. Mas o seu público-alvo tem certamente gostos diferentes já que alguns gostam de ler artigos detalhados, outros preferem ouvir um podcast ou apenas passar os olhos por infografias. Assim, reaproveitar conteúdo de diferentes formas, para que possam ser adequado para diferentes canais, é uma estratégia positiva para aumentar a sua influência e abranger outros segmentos do público-alvo. Além disso, economiza tempo, recursos e dinheiro. 

  1. Referências

O marketing de referência é provavelmente uma das formas mais bem-sucedidas de impulsionar a geração de leads. Aliás, muitos estudos têm revelado que as recomendações “boca a boca” são mais fiáveis do que qualquer outra forma de publicidade. Mas esta estratégia só é eficaz se houver algo que valha a pena referir ou recomendar. E as referências não acontecem por magia. O ideal é estabelecer um programa estruturado e oferecer algum tipo de incentivo que faça com que as pessoas falem, positivamente, sobre o seu produto ou serviço. Os incentivos não precisam necessariamente de custar uma fortuna. Uma recompensa como, por exemplo, um convite para um webinar ou um brinde da empresa, pode ser bem-sucedida.

  1. Construir uma comunidade

Criar uma comunidade em torno do seu produto ou serviço é uma ferramenta de crescimento que não deve menosprezar. Imagine ter um grupo de pessoas que usa regularmente o seu produto/serviço e a quem pode pedir opiniões. Eles podem testar novos modelos de produtos, partilhar os seus posts e até reunir feedback geral da sua própria rede. Através de um grupo de clientes fidelizados, as suas oportunidades de crescimento saem reforçadas, até porque uma comunidade online pode ligar facilmente a sua empresa a potenciais clientes.

  1. Gamificação

A “gamificação” também é uma estratégia poderosa para fazer crescer a sua marca e o seu negócio. O conceito pode ser usado na fase de integração para manter os utilizadores ativos no seu site enquanto se inscrevem no serviço. Todos, independentemente da idade, gostam de jogos. Porque não usá-los a seu favor e atrair os clientes a participar e comprar um produto ou serviço específico. A gamificação também melhora a retenção e é um bom incentivo para os utilizadores referirem os seus produtos à família e amigos.

Em suma, o crescimento e o sucesso levam o seu tempo e cada start-up é única. Por isso, é preciso encontrar a abordagem que funciona no seu projeto e experimentar as estratégias que melhor se adequam aos seus objetivos.

Comentários

Artigos Relacionados