5.ª edição do European Startup Prize for Mobility convida start-ups de mobilidade

Agilizar a transição para um sistema de transporte centrado no utilizador, integrado e verdadeiramente multimodal, através de soluções inovadoras é a finalidade do programa.
Valido para todas as start-ups de mobilidade da Europa, e dos países que fazem parte do programa Horizon, independentemente do setor de mobilidade, a 5.ª edição do European Startup Prize for Mobility (EUSP)está a receber inscrições até ao dia 20 de junho.
A competição envolve a seleção de 10 start-ups vencedoras, a que se juntarão ainda 13 Prémios Especiais, cada um deles em colaboração com os parceiros desta edição, que reconhecerão os melhores na sua área. Esta quinta edição, refira-se, reúne 16 parceiros entre os quais a EIT Urban Mobility, RATP Group, Crédit Agricole Auto Bank, European Climate Foundation, Mobilians, Groupe ADP, Europcar, Volta Trucks, GRDF, European Clean Trucking Alliance, Voies Navigables de France, Europe’s rail, Die Autobahn, Roland Berger e Shift4Bom.
Com base num processo de avaliação seletivo será escolhido, numa primeira fase, o Top 50 que beneficiará do acesso a uma demo day privada com mais de 150 VC europeus. Posteriormente, as start-ups do Top 10 serão apoiadas pela equipa do EUSP e terão acesso a um programa remoto de aceleração e investimento de três meses e a oportunidades de financiamento. Por último, as start-ups selecionadas para o Top 3 também beneficiarão de consultoria estratégica pessoal de negócios fornecida pela Roland Berger.
Este programa de aceleração e investimento fundado pela União Europeia para start-ups de mobilidade sustentável foi criado em 2017 para apoiar e desenvolver start-ups de mobilidade inteligente e sustentável na Europa. Todos os anos são mais de 500 as start-ups que se inscrevem.
A cerimónia de entrega de prémios da 5.ª edição está prevista para 25 de outubro de 2023, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. O arranque do programa acontecerá na primeira semana de novembro.