4 passos para traçar um plano financeiro para uma start-up
Muitas vezes, as start-ups deixam de traçar a sua estratégia financeira e de ter um plano. A experiência indica que a maioria acaba por falhar e não sobreviver.
Se é uma start-up, deve saber que é importante fazer uma análise financeira para estudar a sua viabilidade. De acordo com um estudo da CB Insights, um dos 20 motivos pelos quais as start-ups falham, é ficarem sem dinheiro. Não ter um planeamento das entradas e saídas de dinheiro ou a falta de projeções do seu negócio, fará com que navegue sem rumo.
Dinheiro e tempo são finitos e devem ser alocados com sabedoria. A grande questão que se coloca é como deve gastar o dinheiro para evitar cair nas estatísticas das empresas que não sobrevivem.
Segundo o Entrepreneur, uma análise financeira (com um plano) é um processo que ajuda a determinar como a empresa alcançará a sua visão, metas estratégicas e objetivos. Enquanto a contabilidade trata de olhar para o passado, o plano financeiro olha para a frente; apresenta projeções de como o seu negócio irá prosperar.
No mundo das start-ups, é possível perceber a importância do planeamento financeiro quando observamos as empresas que nem chegaram ao ponto de equilíbrio, mas que possuem avaliações financeiras e que grande parte do seu valor vem dos seus lucros futuros projetados.
Para garantir que a cadeia de valor, o ciclo de caixa e outros fundamentos económicos façam sentido em termos de oportunidade de negócios e estratégias da empresa, deve obter respostas para as seguintes perguntas: Quais são suas margens brutas e operacionais?; Qual é o seu potencial de ganhos?; Quais são as variáveis envolvidas na determinação dos preços?; Quais são os seus custos fixos e variáveis?; Quais ativos são e serão usados no negócio? E quando vai ficar sem dinheiro?.
Alcançar uma análise financeira correta não é fácil, especialmente nos estágios iniciais. Se ninguém na sua equipa domina o assunto, deve recorrer a especialista na área. A G2 Consultores, empresa espanhola especializada em start-ups, partilha os princípios que deve seguir para traçar o melhor plano financeiro.
1.Ter um bom plano. O planeamento financeiro determina se uma empresa terá ou não sucesso. Primeiro define o núcleo da oportunidade de negócio e a estratégia para aproveitá-la. Depois ajuda a analisar os requisitos financeiros em termos de ativos necessários e necessidades operacionais.
2. A oportunidade de negócio lidera e impulsiona a estratégia de negócios, que, por sua vez, impulsiona a estratégia financeira.
3. A estratégia de financiamento é determinada, em última instância, pelas alternativas disponíveis. Portanto, o princípio é óbvio: o ideal é levantar capital quando precisar.
4. O dinheiro é rei e o fluxo de caixa é a rainha. A falta de gestão de caixa é um dos maiores problemas nas empresas.








