351 Associação Portuguesa de Startups relança programas da Techstars em Portugal

A associação 351 vai relançar o Techstars Startup Weekend e trazer pela primeira vez a Portugal o Techstars Community Leaders Academy, programas de capacitação da aceleradora mundial de start-ups Techstars.

A 351 Associação Portuguesa de Startups fechou uma parceria com a Techstars, aceleradora com presença em mais de 150 cidades e com investimentos em mais de 2.300 empresas, para reativar os seus programas de capacitação em Portugal. A primeira iniciativa deverá ocorrer ainda este ano, anuncia a associação em comunicado.

Os dois primeiros programas que serão implementados pela 351 Associação Portuguesa de Startups em Portugal são o Techstars Startup Weekend, cuja última edição no país teve lugar em 2019, e o Techstars Community Leaders Academy, program que só decorreu até agora em dois países (Brasil e Coreia do Sul), tornando Portugal no terceiro país a recebê-lo.

Segunda Cintia Costa, líder da 351 Associação Portuguesa de Startups, “queremos apoiar a criação de start-ups no país e ao mesmo tempo conectar founders a redes globais para aumentar o seu sucesso. A parceria com a Techstars permite-nos trazer programas globalmente reconhecidos para Portugal e com isto impactar positivamente a jornada de futuros fundadores de start-ups”.

O Techstars Startup Weekend é um programa intensivo de capacitação e formação, com mais de 7 mil edições realizadas em mais de 150 países, que já impactou cerca de meio milhão de pessoas. Nesta iniciativa, os participantes são desafiados a transformar uma ideia de negócio num projeto empresarial tecnológico que possivelmente já contará com um protótipo e clientes pagantes. Tudo isto no espaço de apenas 52h, utilizando a metodologia desenvolvida pela aceleradora norte-americana e com o apoio de diversos mentores especializados.

A associação prevê a realização de seis edições deste programa em várias cidades de Portugal entre 2023 e 2024, que vão contar com o apoio de parceiros nacionais, a ser anunciados em breve.

Já o Techstars Community Leaders Academy pretende dar formação e conectar os “líderes de ecossistema”, seja através do seu trabalho remunerado ou por organizarem iniciativas voluntárias, sempre com o intuito de apoiar o desenvolvimento do ecossistema local e nacional. Este projeto selecionará entre 40 a 60 líderes do ecossistema português para integrarem a iniciativa.

Comentários

Artigos Relacionados