3 dicas para se divertir nas férias e voltar ao trabalho revigorado
Sempre que vai de férias não consegue descansar nem recarregar as baterias? Saiba o que deve fazer para se divertir e regressar ao trabalho revigorado.
As férias nem sempre são sinónimo de descanso. Ainda assim, como é que podemos garantir que descansamos?
Para nos sentirmos regenerados e recuperados é preciso passar as nossas férias (ou, pelo menos, uma boa parte delas) ocupados com atividades que nos ajudem a sentir bem e a ter tempo para nós.
Apenas faça o que gosta. Isso parece óbvio e fácil, certo? E, mesmo assim, quantas vezes acabou por ter de trabalhar nas férias ou fazer atividades que não queria?
Para aproveitar o seu tempo e fazer aquilo que realmente gosta, a Forbes listou algumas dicas para as férias. Ora veja:
1. Reserve tempo para si e para atividades de que gosta. E questione-se!
Pode pensar numa lista de atividades para fazer, bem como de compromissos. Mas, para cada uma dessas atividades, tente parar e questionar-se sobre o seu verdadeiro desejo em realizá-las. Se for um grande “sim”, será uma afirmação que fará com que se sinta bem.
Já uma afirmação que vem da sua mente e é motivada apenas pela vontade de ser “bom” e corresponder a alguma expetativa é, na verdade, um “não”. Neste último caso, sentirá uma pressão.
A nossa mente pode dar-nos muitas razões pelas quais precisamos de fazer as coisas que realmente não queremos fazer. Às vezes, o “não” é muito inconveniente. Se a sua família quiser andar de caiaque ou fazer qualquer outra atividade e você não? Pode sentir-se obrigado, mas pode sempre dizer “não”.
De vez em quando deve fazer o que não gosta, mas procure: 1) Calcular quanto tempo levará a atividade, dê a si mesmo esse período, e volte a fazer algo de que goste; 2) Encontrar uma maneira de tornar aquele tempo mais divertido.
2. Faça uma lista de atividades que realmente gosta e com as quais se sinta bem
Faça uma lista do que o deixa feliz. Quando decidimos que não vamos fazer o que definimos como “não”, ajudamos a criar uma lista de “sim”. Podem ser atividades físicas ou apenas tempo para ler bom livro, o que preferir! A lista ajuda a identificar o que gostamos. É um bom exercício para nos conhecermos.
3. Por que é tão importante focar-se no que o diverte durante as férias?
Seguir o que nos faz bem e fazer coisas que realmente queremos, ajuda a sentirmo-nos como desejamos durante as férias: relaxados, recuperados e revigorados. Isso é recompensador. Mas caso a sua mente também precise de uma razão nos negócios para se desligar do que não lhe agrada, relaxar nas férias também o ajudará no trabalho. Uma pesquisa mostrou que reservar um tempo para recuperar é o segredo para a resiliência e o sucesso. Ter tempo para recuperar as energias evita o esgotamento e cria as condições físicas e mentais para fazer o seu melhor trabalho.