3 ações simples que tornam os empreendedores em bons gestores de equipa

Mais do que ter uma ideia ou capital, há características que definem o percurso de um empreendedor. Conheça três ações que pode pôr em prática para gerir melhor  a sua equipa.

É quase impossível ser-se um bom gestor e simultaneamente um grande empreendedor. Isto porque cada uma das funções exige um conjunto de capacidades diferentes.

Por um lado, os empreendedores precisam de uma mentalidade imaginativa, bem como de foco para vender ideias. O empreendedorismo também requer determinação, teimosa, coragem e resistência emocional.

Por outro lado, aos gestores é exigido níveis extremos de foco, paciência e presença. Uma boa gestão também requer atenção aos detalhes, tempo para pensar em tópicos individuais e flexibilidade para motivar os funcionários de maneira adequada.

Natasha Ganem, médica psiquiatra e membro da APERJ – Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro, refere que “não é de admirar que a pergunta número um que ouço de empreendedores frustrados é `Por que é que eles não fazem o que eu quero que eles façam?´ A resposta está no facto de que mesmo os empreendedores mais brilhantes e bem-sucedidos podem ser fracos a gerir a sua equipa. É por isso que proprietários inteligentes de empresas contratam um diretor de operações (COO) para o fazer, reconhecendo que não serão bons nessa função”.

Na sua opinião, este é também um desafio para as start-ups que ainda não têm recursos suficientes para ambas as funções. Por isso, a psiquiatra sugere na Forbes três dicas simples que os empreendedores podem seguir para gerir e motivar a sua equipa.

1. Não cancele reuniões e apareça na hora certa
Os funcionários precisam de tempo com o chefe, mesmo que ele seja o proprietário da empresa e esteja sempre ocupado. Quando não há problemas críticos a serem resolvidos e os negócios estão estáveis, os empreendedores tendem a fraquejar no relacionamento com a sua equipa. Mas a relação é fundamental. Afinal, quem quer trabalhar com ou por alguém que mal conhece ou entende? E quem quer trabalhar para alguém que só aparece quando tem compromissos na agenda? Chegar na hora certa às reuniões é uma ação simples e muito benéfica. Transmite às pessoas que se preocupa com elas e que o tempo delas é tão valioso quanto o seu, além de mostrar o seu respeito.

2. Estabeleça expectativas e metas claras
Os empreendedores têm visão, mas muitas vezes não sabem criar as pequenas tarefas necessárias para alcançá-la. Nas fases iniciais de um projeto, a equipa precisa de uma direção mais clara e afirmativa. Ouvir orientações diretamente do proprietário da empresa, ter a capacidade de dar respostas esclarecedoras e ser capaz de alavancar soluções através de técnicas de brainstorming aumenta rapidamente a capacidade dos funcionários de alcançar metas. E como fazê-lo? Agradecendo pelo seu trabalho. Portanto, não se esqueça de dizer à sua equipa que fez um bom trabalho, bem como de encontrar outras maneiras de celebrar o seu esforço e mostrar gratidão.

3. Pergunte “Como posso ajudar?” e ouça com atenção
A pergunta “Como posso ajudar?” transmite interesse, cuidado e intenção de formar uma equipa unida e não uma ditadura. Se precisar de se sentar em silêncio durante um minuto para obter uma resposta, faça-o. 60 segundos sem se mover ou falar para ouvir pode ser um desafio, mas persista. Em seguida, certifique-se que realmente ajuda. Esse acompanhamento é simbolicamente importante para o relacionamento e a equipa que está a construir. Na verdade, é mais importante do que a própria ação.

Comentários

Artigos Relacionados