3.ª edição do Prémio João Vasconcelos apresenta novidades

A Startup Lisboa introduziu algumas novidades na terceira edição do Prémio João Vasconcelos. Este ano é possível nomear o Empreendedor do Ano.

Este ano o Prémio do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano vai apresentar algumas novidades. Assim, além das habituais candidaturas, também vai ser possível que qualquer pessoa da comunidade possa nomear um empreendedor ou uma equipa de empreendedores que admire para o título de Empreendedor do Ano. Também será eleito o melhor pitch entre os finalistas.

Assim, e de acordo com a informação disponibilizada pela Startup Lisboa, podem candidatar-se, ou serem nomeados, empreendedores ou equipas de empreendedores que tenham fundado uma start-up em Portugal há menos de cinco anos e cujo negócio seja inovador, incorpore tecnologia e seja escalável. O objetivo é apoiar empreendedores que se tenham destacado pelo desempenho na fase de criação ou de expansão dos seus negócios.

Na fase de nomeações, que decorre até 15 de julho, quem nomeia deve justificar a sua escolha de acordo com os critérios do Prémio, ou seja, visão e estratégia, resiliência, contributo para o ecossistema empreendedor nacional, liderança e gestão de equipa, crescimento e penetração internacional.

Ao mesmo tempo vai estar a decorrer até ao dia 29 de agosto a habitual fase de candidaturas.

Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, explicou que “o Empreendedor do Ano é um prémio para a comunidade dar valor aos empreendedores que dão o litro no dia a dia pelas suas ideias, pelas suas equipas e start-ups, e também pelo próprio ecossistema. É por isso que queremos que a comunidade faça parte do processo e que tenha, cada vez mais, um papel ativo neste Prémio. Conseguimos fazer isso porque o Prémio tem uma abrangência nacional, e também porque agora existe a possibilidade de qualquer um nomear um empreendedor que reconheça e que admire”.

A entrega do Prémio Melhor Pitch é também novidade este ano, uma iniciativa que pretende premiar o mérito da apresentação dos candidatos e que conta com um júri composto por uma pool de jornalistas do setor.

Este ano a sessão final de escolha e de atribuição do Prémio Empreendedor do ano será antecedida pelo Demo Day da Startup Lisboa, o que representa igualmente uma inovação face às edições anteriores. O Demo Day é um evento onde um conjunto de start-ups integrantes do portefólio da Startup Lisboa terá a oportunidade de se apresentar, fazendo o pitch do seu negócio à comunidade, nomeadamente, a investidores.

Recorde-se que na sua primeira edição, em 2019, o prémio Empreendedor do Ano foi para Daniela Braga, fundadora e CEO da DefinedCrowd, e na segunda, em 2020, para André Jordão, fundador da Barkyn.

O Prémio será entregue no dia 30 de setembro. Esta edição conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do IAPMEI, do Montepio Geral e da Semapa NEXT.

Comentários

Artigos Relacionados