Opinião
2024: Um ano extraordinário para o turismo

O ano de 2024 foi um ano de excelência para o turismo no Centro de Portugal a vários níveis, que confirmou a posição da região como destino de eleição a nível nacional e internacional.
Os indicadores da procura turística são esclarecedores. Ainda antes de termos acesso aos números finais, já se pode afirmar que este foi um ano histórico. Até outubro, as dormidas registaram um aumento de 5,12%, enquanto as receitas cresceram 10,24% face ao mesmo período de 2023. Estes resultados, os melhores de sempre, refletem não só o trabalho consistente da Turismo Centro de Portugal (TCP), mas também a resiliência e o dinamismo de todos os agentes do setor.
Da parte da TCP e da Agência Regional de Promoção Externa do Centro de Portugal (ARPTC), foi um ano de intensa atividade promocional. Visitámos projetos turísticos inovadores, estivemos presentes nas principais feiras nacionais e internacionais e consolidámos os laços com mercados emissores estratégicos. Este esforço na notoriedade do destino foi enriquecido pela aproximação a regiões vizinhas de Espanha, reafirmando a importância da cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento de rotas e experiências diferenciadoras.
Lançámos novos suportes de comunicação e promoção, nomeadamente guias e roteiros que evidenciam a diversidade de recursos da região. Apresentámos projetos turísticos diferenciadores, com grande potencial para atrair novos públicos e diversificar a oferta. A aposta na comunicação continuou a ser reconhecida, com os filmes promocionais da TCP e da região a conquistarem prémios em festivais e feiras internacionais. Além disso, demos passos firmes no posicionamento da região como destino líder em ecoturismo, através do Programa Regional de Ecoturismo do Centro de Portugal.
Outro ponto alto do ano turístico no Centro de Portugal foi o estreitamento de relações com os diversos stakeholders do setor. Reunimos com associações e parceiros estratégicos, promovendo a convergência de esforços em torno de objetivos comuns. O 1.º Summit Turismo Centro de Portugal, que realizámos em outubro, foi um momento emblemático deste processo. Durante um dia, juntámos 22 entidades protagonistas do setor, para um debate e conversa alargada sobre os desafios e oportunidades com que a atividade se depara na região. Foi um momento marcante de reflexão coletiva, sobre o futuro que queremos para o turismo nas nossas comunidades, e é uma iniciativa que seguramente iremos continuar.
Saliento ainda o facto de a região ter acolhido eventos de enorme relevância, como a Vuelta a España em bicicleta, o Rali de Portugal ou os World Cheese Awards, entre outros, que contribuem para a projeção internacional do Centro de Portugal.
Não posso também deixar de referir a escolha do anterior presidente desta entidade, Pedro Machado, para o cargo de Secretário de Estado do Turismo, um reconhecimento à sua competência e profundo conhecimento do setor.
Em síntese, 2024 foi um ano excecional, marcado por conquistas que colocam o Centro de Portugal num nível de excelência sem precedentes. Estamos certos de que o trabalho realizado em 2024 será a base para enfrentar, com otimismo, os desafios de 2025.
A todos os leitores, desejo um próspero Ano Novo, repleto de sucesso e realizações!
Raul José Rei Soares de Almeida nasceu em Moçambique, em 30 de março de 1971, e reside na freguesia da Praia de Mira, no concelho de Mira. Licenciado em Direito, pela Universidade Lusíada do Porto, exerceu advocacia, especializando-se em Direito Informático numa sociedade de advogados em Lisboa. Em 2013, venceu as eleições para a Câmara Municipal de Mira, tendo sido reeleito em 2017 e 2021, funções que exerceu até tomar posse como presidente da Turismo Centro de Portugal em 2023. Faleceu a 27 de dezembro de 2024.