13 coisas às quais deve renunciar se quer ser milionário

Para se tornar num milionário antes dos 30 anos, deve começar a pôr de lado algumas caprichos aos 20. Saiba o que deve deixar para trás na corrida para conseguir o milhão.

Tornar-se milionário não é questão de tempo e de sorte. Pelo contrário, economizar tempo e trabalhar de forma eficiente são os fatores que o podem ajudar a atingir os seus objetivos.

Para isso, é preciso abrir mão de muitas coisas que atrapalham o sucesso e, acima de tudo, a gestão das finanças pessoais. Pensar com ambição e poupar devem andar de mãos dadas com os investimentos, os bons relacionamentos e uma mente aberta para um mundo cheio de possibilidades.

Estas são as 13 coisas às quais deve abrir mão se quiser ser milionário, segundo o Business Insider.

1. Ter um salário fixo
Desde o início, um salário fixo não oferece possibilidades de crescimento. Recebe uma quantia X de dinheiro na sua conta todos os meses e concentra-se na poupança. Como escreve o milionário Steve Siebold em How Rich People Think, as pessoas ricas optam por ser pagas com base nos resultados que alcançam.

Como consequência, geralmente realizam funções por conta própria. Se precisa de continuar a combinar trabalho e investimento, uma boa forma de começar a crescer como marca ou a criar o seu portfólio online é realizar funções por conta própria e ter um segundo emprego.

2. Ter um salário único
Muitos que se autodenominam como milionários dizem ter mais do que uma fonte de rendimento. John, da ESI Money, diz que 62% dos milionários têm pelo menos uma fonte adicional de rendimento.

Não se contente num único salário e muito menos fixo. Se ainda é muito cedo para investir, trabalhar para abrir um negócio online ou adicionar contratos ao seu trabalho pode ser uma boa maneira de começar.

3. Colocar muita ênfase na poupança
Poupar apenas por poupar não o leva muito longe. Estabeleça metas para economizar a maior parte do seu salário, seja um valor que deseja atingir ou para investir num equipamento melhor para a sua marca pessoal.

4. Gastar dinheiro em coisas que não precisa
Pense duas vezes antes de gastar dinheiro em algo que não precisa. Procure economizar a maior parte das suas receitas, mas com a intenção de ter mais património e capacidade de investimento.

Uma boa maneira de fazê-lo, diz Ryan Stewman, especialista em vendas e marketing da Prosper and Thrive, é agendar uma transferência automática da sua conta corrente para sua conta poupança. Assim, passa a viver com uma certa quantia de dinheiro por mês, enquanto se prepara para dar o próximo passo: investir.

5. Comprar coisas que não pode pagar
Neste caso, não se trata de querer mimar-se, com um jantar ou um relógio de marca. A questão é evitar comprar coisas através das quais se pode endividar, como pedir dinheiro emprestado a um amigo ou gastar todas as suas economias.

Se for capaz de pensar grande e a longo prazo, saberá que poderá adquirir aquilo que quer em algum momento. Mas, agora, não desperdice o dinheiro que ganha com coisas que vão passar de moda.

6. Guardar o dinheiro apenas para si e não investir
“Não ganhe dinheiro apenas para poupar. Não é assim que os nossos cérebros estão ligados. Você precisa de outra coisa para tornar esse dinheiro real”, disse Josh Harris, fundador da Agency Growth Secrets, à CNBC.

Dê sentido ao que está a alcançar. Não precisa de ser em ações de outras empresas, também pode investir no crescimento do seu próprio negócio. Se confiar o seu dinheiro a terceiros, a ESI Money recomenda fazer investimentos simples e de baixo custo.

7. Pequenas ambições
Pensar em ganhar dinheiro para se aposentar ou viver em paz é considerado uma pequena ambição para quem tem poder de investir. Quando pensa em ficar rico, precisa de pensar numa forma de impactar o mundo com a sua fortuna, diz Siebold.

8. Esquecer-se de treinar e de se alimentar com as histórias dos outros
“Se deseja que o seu negócio cresça, é melhor aprender a lidar com essas negociações, como e quando pressionar e quando demitir”, disse a atriz Melissa McCarthy ao Business Insider.

Aposte em melhorar as suas capacidades de negócio. Assim evitará cometer o maior erro financeiro de Oprah Winfrey, que perdeu 330 milhões de dólares (mais de 278 milhões de euros) por não saber como funcionava o meio para o qual trabalhou.

Além disso, Siebold destaca que é importante treinar, ler novelas, jornais e revistas de entretenimento. Algo que, segundo Thomas C. Corley, que passou 5 anos a analisar os hábitos diários de 177 milionários, 88% dos ricos fazem.

“Eles [os milionário] dedicam 30 minutos ou mais por dia ao estudo ou à leitura de autoaperfeiçoamento”, disse, ressalvando que a grande maioria não o faz por diversão.

9. Adotar prazos flexíveis
Pode-se tornar num milionário aos 30 anos se, aos 20, definir certas metas. Não espere que o dinheiro chegue até si ou cresça sozinho.

Para gerar riqueza, precisa de ter claro os seus objetivos e os prazos em que deseja atingi-los. Uma boa maneira de pensar grande é trabalhar ao contrário. Quanto dinheiro quer ganhar e o que precisa de fazer para consegui-lo?

“Defina um número específico de liberdade financeira como a sua meta. Em seguida, calcule, retroativamente, quanto precisa de ganhar para atingir essa meta”, explica Brian Lim, CEO da marca de roupas INTO THE AM e da loja iHeartRaves da Prosper and Thrive.

10. Ter relações tóxicas
De acordo com Siebold, as pessoas bem-sucedidas geralmente concordam que a consciência é contagiosa e que a exposição a pessoas mais bem-sucedidas tem o potencial de expandir o seu pensamento e aumentar o seu rendimento.

Portanto, evite aqueles que “reduzem” as suas energias e rodeie-se de pessoas que, mesmo que não tenham os mesmos objetivos, o inspiram e o encorajam a continuar a dar o seu melhor.

11. Ficar na zona de conforto
Alcançar um determinado status, uma zona de conforto estável, não é um bom sinal de que vai tornar-se cada vez mais rico.

Não tenha medo de apostar nos seus sonhos. Tem de estar disposto a projetá-los e a trabalhar em ideias para o futuro mesmo perante um cenário de incerteza.

12. Ter medo
O medo do fracasso ou de um bloqueio mental perante a incerteza pode não permitir que siga em frente. Isso não significa apostar absolutamente tudo num sucesso rápido, mas impede as suas intenções de criar algo que contribua e que o leve a alcançar a posição que deseja.

De acordo com Kara Goldin, fundadora e CEO da Hint Inc, deve tratar o seu dinheiro como se fosse perdê-lo amanhã. Se está a pensar em abrir um negócio, certifique-se que tem os meios certos para torná-lo lucrativo.

13. Sentir saudade
Saber que aquilo no qual está a trabalhar tem um objetivo final que nunca mais o colocará na mesma situação não o impede de ter momentos de fraqueza mental. Deve evitar, a todo custo, pensar nas coisas que está a perder, economizando, focando-se na sua carreira.

“As pessoas que pensam que os seus melhores dias ficaram para trás raramente ficam ricas e muitas vezes lutam contra a tristeza e a depressão”, conclui Siebold.

Comentários

Artigos Relacionados