Mais do que ter uma ideia ou capital, há características que definem o percurso de um empreendedor. Seja um empresário aspirante ou veterano, eis algumas das competências que deve ter para ser um empreendedor de sucesso.

Um empreendedor deve ter um conjunto de competências que são essenciais ao sucesso. Muitas dessas competências não podem ser ensinadas, devem ser inatas, mas outras podem ser desenvolvidas e aprendidas. Conheça algumas competências essenciais que ajudam qualquer empreendedor, aspirante ou veterano, a ter sucesso, segundo a revista Time.

1. Saber gerir as suas finanças
Dificilmente qualquer empreendedor conseguirá alcançar boas metas empresariais, se não souber gerir as suas finanças. Por isso, é importante ter uma boa estrutura de monitorização de receitas e despesas. Deverá ssaber equacionar os gastos da empresa e também calcular a taxa de poupança. Um empreendedor deve estar informado sobre as regras mais recentes de investimento financeiro e como orientar os negócios em situações difíceis.

2. Ter ambição
A ambição é uma das mais importantes características dos empreendedores. A ambição é importante para manter o empenho e trabalhar arduamente mesmo quando a situação não está a ter o desenvolvimento menos positivo. É a competência que delineia o objetivo a atingir e não deixa perder o foco. Os empresários de sucesso têm uma natureza aguerrida que os leva a trabalhar afincadamente. Esta característica também os faz ser atentos e cautelosos e sempre alertas para os ganhos inesperados.

3. Querer aprender
A aprendizagem é um processo contínuo ao longo da vida. Um empreendedor de sucesso tem que ter consciência que a educação e formação não se restringem à instituição de ensino. É por isso importante que o empreendedor esteja atualizado sobre eventos e novidades recentes em tecnologia e no seu sector.

4. Ser criativo
As aptidões criativas são importantes para ter sucesso como empreendedor. Um empreendedor precisa de desenvolver a criatividade para descobrir novos métodos de fazer as coisas. Contudo, há que ter em atenção que ser criativo não significa apenas ter ideias completamente disruptivas e ou fazer algo intenso para ter uma ideia nova. Por vezes, requer ações simples, como falar com as pessoas ou assumir novas capacidades.

5. Ser produtivo
Os empreendedores de sucesso sabem como aproveitar as suas competências de produtividade, ao identificar os gatilhos que aumentam a sua capacidade de produção. Estes empreendedores aumentam a sua produtividade ao trabalhar no níveis máximos de energia. Assim é necessário descobrir qual a ferramenta de produtividade que funciona com cada empreendedor e aprimorá-la ao longo do caminho de sucesso.

6. Saber desenvolver competências sociais
Alguns empresários menosprezam a importância das competências sociais. Mas um empresário de sucesso sabe que ter boas competências sociais melhora as hipóteses de êxito, ao conhecer as pessoas certas. Ao identificar empreendedores com objetivos semelhantes, um empresário pode aprender a observar como estes superaram os desafios, conhecer as suas estratégias e aperfeiçoar os seus planos de negócios.

7. Aperfeiçoar as competências de gestão
De pouco serve ter todas as competências já mencionadas, se o empreendedor não melhora as suas capacidades de gestão. Como empreendedor, gerir os funcionários de forma eficaz para obter o resultado certo, é essencial. Por isso, o empresário deve melhorar a arte de incentivar, desenvolver e apoiar os colaboradores da empresa. Ao desenvolver competências de gestão, o empresário conseguirá reconhecer aptidões e alocar tarefas de acordo com os pontos fortes e fracos da equipa e mesmo os seus.

8. Saber gerir redes sociais
Atualmente as redes sociais são parte integrante do sucesso como empreendedor. Na fase inicial do negócio, o empreendedor deverá assumir o papel de gestor de redes sociais para dar a conhecer a empresa – só ele sabe os valores da marca na fase inicial – , e isso leva a que saiba usar estas plataformas.

9. Ter perseverança
Todos os empreendedores de sucesso já sofreram fracassos e pesadas derrotas. Uns sobreviveram a essas situações, enquanto outros perderam os negócios. Os empresários de sucesso persistem nesses momentos difíceis, optam por aprender e tomar decisões calculadas a partir da experiência.

10. Saber gerir o tempo
A gestão de tempo é considerada uma competência valiosa para um empreendedor de sucesso. Para gerir eficazmente o tempo, é preciso ter um plano ou cronograma detalhado para as tarefas diárias. Esta capacidade ajuda a priorizar tarefas.

11. Saber comunicar
Quer seja uma pequena start-up ou uma grande empresa, é imperativo que o empreendedor saiba comunicar eficazmente com os clientes, mentores, stakeholders e os funcionários. É essencial dominar todas as formas de comunicação. Esta é uma capacidade crucial para o sucesso como empreendedor, pois é uma competência vital para comunicar os valores da marca e missão da empresa.

12. Adoptar uma estratégia de negócio
Ter uma estratégia de negócios é considerada uma competência essencial para empreendedores de sucesso. Embora a maioria dos empreendedores tenha atingido o topo das suas carreiras através de determinação e força de vontade, é necessário ter uma estratégia de negócios. Para isso, há que reunir as competências acima e criar uma estrutura de negócios que resista ao tempo.

 

Esta é uma lista resumida de algumas das competências vitais para atingir o sucesso como empreendedor. Há que integrar estas aptidões nas atividades quotidianas para que sejam naturais nas operações da empresa e do empreendedor.

Comentários