10 start-ups europeias financiadas por celebridades

Bono. Ashton Kutcher. Leonardo DiCaprio. Madonna. Snoop Dog. O que têm em comum estas personalidades, além de serem celebridades? São também investidores em start-ups de sucesso.

Bono é conhecido por ser um dos primeiros investidores no Facebook, enquanto Ashton Kutcher fez o mesmo com o Skype. Di Caprio investiu e ajudou no marketing e no posicionamento da marca da agora extinta Mobli, uma start-up de Tel Aviv que foi apresentada como concorrente do Instagram, enquanto Madonna fez um investimento inicial na água Vita Coco. Alguns deles, como Bono (Elevation Partners e, mais tarde, The Rise Fund) e Kutcher (Sound Ventures), até criaram as suas próprias empresas de capital de risco.

A Europa está a seguir a tendência e também neste continente encontramos celebridades a investir em start-ups europeias, incluindo estrelas do futebol, celebridades da TV, atores e campeões de ténis.

Conheça as start-ups europeias que têm por trás celebridades, segundo a EU-Startups

Maisie WilliamsMaisie Williams, estrela de Game of Thrones (que interpretou Arya Stark na série), cofundou e investiu na Daisie, uma start-up de descoberta de talentos com sede em Londres. A Daisie facilita aos criadores a demonstração de talento e a colaboração com outros criadores através das redes sociais. Quando foi lançada em maio de 2019 gerou dois milhões de euros numa ronda liderada pelo Founders Fund, que contribuiu com 1,2 milhão de euros juntamente com outros investidores como 8VC, Kleiner Perkins e Shrug Capital. Contando com amigos e dinheiro da família, e o próprio investimento dos fundadores, a Daisie arrecadou cerca de 2,5 milhões de euros até ao momento.

David BeckhamA Guild Esports PLC (anteriormente The Lords Esports) é uma empresa de e-sports profissional sediada no Reino Unido e fundada em 2019. David Beckham cofundou e investiu na Guild Esports em junho de 2020. A empresa gerou então 5,8 milhões de euros em financiamento privado, com David Beckham a adquirir uma participação minoritária significativa na empresa, rebatizada para Guild Esports. Em setembro de 2020, a empresa disponibilizou as suas ações através de oferta pública inicial na Bolsa de Valores de Londres, tornando-se na primeira organização de e-sports de capital aberto na bolsa britânica. Em novembro de 2020, criou a sua divisão Fortnite e, em março de 2021, a equipa venceu as Grandes Finais Europeias da Fortnite Champion Series.

Chris SmallingA empresa britânica de carnes vegetais THIS recebeu investimento do jogador de futebol do Manchester United Chris Smalling, juntamente com outros investidores, numa ronda de 4 milhões de euros, em abril de 2020. Fundada em 2019 por Andy Shovel e Pete Sharman, que deixaram a rede de hambúrgueres Chosen Bun para se aventurarem no mercado de comida vegana, a THIS produz alimentos de proteína vegana para supermercados como Tesco e Waitrose, e para grupos de restaurantes como Honest, Coco di Mama e Chick ‘n’ Sours. O investimento de Smalling na THIS está alinhado com a sua incursão em produtos sustentáveis ​​e investimentos éticos. Em 2019, o jogador também adquiriu uma participação na Ananas Anam, empresa que fabrica e vende Piñatex, material semelhante ao couro vegano feito de fibras de folhas de ananás.

Leonardo di CaprioA MindMaze, start-up de realidade virtual e neurociência, foi fundada em 2012 pelo neurocientista e engenheiro Tej Tadi, e tem Leonardo di Caprio como investidor. Di Caprio também ingressou como diretor no conselho de administração quando investiu na MindMaze em 2017. A MindMaze desenvolve produtos de realidade virtual de nível médico para estimular a recuperação neuronal. A sua plataforma visa construir interfaces homem-máquina intuitivas combinando RV, computação gráfica, imagens cerebrais e neurociência. Em maio de 2021, o Yahoo Finance revelou que a MindMaze está a considerar a entrada na bolsa de Nasdaq, ao fundir-se com uma empresa de aquisição de propósito especial (SPAC). A empresa espera angariar 82,5 milhões de euros como passo inicial de atração de financiamento para crescimento e aquisições. Se for bem-sucedida, elevará a sua avaliação para 1,65 mil milhões de euros.

ANDY MURRAYComo parte da relação estratégica de Andy Murray com a plataforma de crowdfunding de ações Seedrs, a estrela do ténis investiu recentemente na GoodBox, uma start-up tecnológica com sede em Manchester que permite que instituições de caridade recolhem doações através de dispositivos de leitura de cartão sem contacto. Fundada em 2016 pelo ex-banqueiro de investimento do Credit Suisse Andrew O’Brien e Francesca Hodgson, a GoodBox fez uma parceria com mais de 1.500 organizações sem fins lucrativos para modernizar a angariação de fundos, processando milhões em doações e aumentando o retorno sobre o investimento em até 85%.

Quase simultaneamente ao seu investimento na GoodBox, Andy Murray também investiu no ZoomDoc, um serviço médico on demand sediado em Londres que permite agendar instantaneamente o serviço de um médico de medicina geral no local da preferência do paciente em apenas uma hora. Fundada em 2015 por. Kenny Livingstone, a ZoomDoc desloca-se a residências, escritórios e hotéis para consultas; dá consultas telefónicas 24 horas por dia, sete dias por semana; faz videochamadas e oferece uma conta por família. A GoodBox e a ZoomDoc fazem parte do portefólio crescente de investimentos iniciais de Murray. Um outro investimento anterior inclui a Deuce, apelidada de AirBnB para a modalidade do ténis, que combina jogadores e sessões conduzidas por treinadores em courts de clubes e parques próximos.

Victoria PendeletonA campeã olímpica Victoria Pendeleton está entre os primeiros investidores da start-up de caixa de receitas Mindful Chef. Pendleton é ex-jóquei e ciclista de pista especializada nas disciplinas de sprint, sprint coletivo e keirin. A start-up Mindful Chef é a caixa de receitas com classificação número um no Reino Unido, oferecendo refeições congeladas saudáveis, caldos e smoothies entregues à porta. Recentemente, adquiriu o rótulo B Corp. Com sede em Londres, a Mindful Chef foi fundada em 2014 por Giles Humphries, Myles Hopper e Robert Grieg-Gran. Em novembro de 2020, a Nestlé adquiriu uma participação maioritária da Mindful Chef por uma quantia não revelada para aumentar a sua oferta direta ao consumidor no Reino Unido.

Mesut Özil e Mathieu FlaminiOs jogadores de futebol Mesut Özil e Mathieu Flamini uniram-se para cofundar e investir em suplementos de saúde sob a marca Unity, que anteriormente desenvolvia produtos masculinos para a pele. A linha de suplementos de saúde foi lançada no início de junho de 2021 em parceria com a Universidade de Westminster. A nova linha de suplementos, denominada U ULTRA, foi desenvolvida no recém-inaugurado Centre of Neutraceuticals de Westminster. A linha consiste em quatro combinações de potência de espectro total: Energy Sport Pro, para atingir o desempenho máximo; Imunidade, para se sentir sempre melhor; Mente, para trabalhar sob pressão; e Recuperação, para recuperar mais rápido. Os suplementos ULTRA são veganos e sem glúten, desenvolvidos e produzidos no Reino Unido.

Nico RosbergA Tier, start-up de micromobilidade com sede em Berlim, fornece uma variedade de veículos elétricos leves partilhados, de e-scooters a e-bikes e e-mopeds, alimentados por uma rede de energia proprietária. A empresa recebeu investimento de Nico Rosberg, o ex-piloto germano-finlandês que venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1, em 2016, pela Mercedes-AMG Petronas Motorsport. Fundada em 2018, a Tier Mobility atualmente opera em mais de 95 cidades na Europa e no Oriente Médio. É carbonicamente neutra desde 2020, ajudando as cidades a reduzir a sua dependência de veículos automóveis. Muito recentemente, a Tier Mobility arrecadou 49,5 milhões de euros para expandir a frota e a rede de estações de carregamento de baterias em 2021.

Joachim “Joko” WinterscheidtA Sushi Bikes é outra start-up de micro-mobilidade, desta vez fornecedora de e-bikes para a população urbana moderna. A empresa conta com Joachim “Joko” Winterscheidt, apresentador, produtor e ator de televisão alemão, entre os seus investidores. A Sushi Bikes desenvolve e-bikes inovadoras e de aparência urbana, práticas, leves e por metade do preço de uma bicicleta elétrica média. Fundada em 2018 por Andy Weinzierl, a start-up está sediada em Munique, Alemanha.

Comentários

Artigos Relacionados