10 dicas para enfrentar o desemprego
Tristeza, medo, desespero. Perante uma situação de desemprego, todos os sentimentos se misturam. Veja algumas dicas para dar a volta por cima.
A perda de emprego pode suscitar diferentes reações, dependendo da experiência de vida, do modo de pensar e de encarar as adversidades, mas também do número de anos passados no cargo perdido e do efeito surpresa da notícia.
Quando o desemprego acontece, o medo, a vergonha, a culpa e até a sensação de perda de identidade pessoal podem assaltar quem se vê obrigado a iniciar uma nova etapa da sua vida profissional e social.
Se quer escapar à frustração e transformar um momento difícil numa oportunidade para mudar a sua vida, siga as dicas da Forbes.
1. Arranje tempo para si para arejar a cabeça e processar o que aconteceu. Não há necessidade de fingir que tudo está bem. É claro que essa não é a situação e tem o direito de se sentir assim – mas deve-o fazer por pouco tempo.
2. Estas situações não acontecem só consigo. Acontecem com quase todas as pessoas em algum momento da sua carreira.
3. Use esse tempo para contemplar profundamente o próximo passo.
4. Coloque questões desafiadoras como:
– Eu quero continuar com o mesmo trabalho?
– Devo mudar de profissão?
– Fiz algo de errado no último emprego que pode ser melhorado?
– Notei algum padrão recorrente que me trouxe a esse ponto?
– É tempo de me reinventar?
– Faz sentido voltar a estudar?
5. Esteja ciente de seu estado mental, emocional e físico. Se perceber que está deprimido, procure ajuda e orientação.
6. Para evitar cair numa espiral deprimente, mantenha uma rotina diária rigorosa: alimente-se corretamente, evite o álcool, exercite-se, faça contato regular com as pessoas, participe em eventos relacionados com o setor e leia sobre novos desenvolvimentos no seu campo de atuação.
7. Anote um plano de ação detalhando sobre como encontrar um novo emprego. Siga-o todos os dias, especialmente quando estiver sem esperança.
8. Tente permanecer positivo e otimista, mesmo que não esteja.
9. Celebre as pequenas vitórias.
10. Depois de sentir pena de si mesmo, não permita que esses momentos ocorram novamente.