WorkInHealth Foundation quer encontrar talentos na área da saúde

A WorkInHealth Foundation procura talentos que respondam às necessidades de força de trabalho digital na área da saúde. O projeto foi lançado pelo EIT Health, que também procura parceiros para um fundo de dois milhões de euros.
O EIT Health, rede da União Europeia que apoia inovadores na área da saúde, está a lançar a WorkInHealth Foundation de forma a responder à escassez de mão de obra tecnológica na área da saúde que se prevê para a próxima década. De acordo com esta organização, a pandemia acelerou a transição para a inteligência artificial, bem como para o desenvolvimento de empregos mais orientados para o uso dos dados e baseados em conhecimentos digitais. Além disso estima que mais de 120 mil novos cargos poderão ser criados nos próximos 10 anos, uma vez que as previsões apontam para que 50% das atividades laborais existentes na indústria farmacêutica e cuidados de saúde se tornem automatizadas. Com este projeto, o EIT Health procura associar-se à indústria e aos gigantes tecnológicos numa iniciativa à escala europeia que garanta novos talentos e prepare o setor da saúde para o futuro. A WorkInHealth Foundation irá criar uma plataforma alimentada por inteligência artificial para combinar talento qualificado com empregos da indústria da saúde em toda a Europa.
Os principais temas da WorkInHealth Foundation serão melhorar a imagem e a reputação do setor da saúde, tornar as carreiras no setor mais atrativas, ajudar as organizações a definir melhor as suas necessidades e entregar programas de educação e formação de qualificação e requalificação a profissionais e recém-formados.
A par deste projeto, o EIT Health também está à procura de parceiros para um fundo de dois milhões de euros que tem como objetivo ajudar a atrair novos colaboradores, melhorar o talento existente e tornar o setor da saúde mais atrativo para os recém-formados. Para isso quer mobilizar o setor tecnológico e patrocinadores empresariais para financiar as campanhas de atração de novos talentos e melhorar ou requalificar os talentos existentes Os eventuais patrocinadores juntar-se-ão à atual rede de parceiros, onde se incluem empresas como a Sanofi e a Atos, e de apoiantes fora do setor da saúde como a Amazon, a Apple ou a Microsoft.
“Se a Europa pretende manter um setor de saúde vibrante e sustentável que possa liderar na inovação, temos de enfrentar o desafio de recrutar e educar os melhores talentos. É evidente que é urgente que a indústria atraia e retenha diferentes formas de talento, bem como acelerar, aumentar e requalificar”, afirmou Celine Carrera, diretora de educação da EIT Health e presidente da WorkInHealth Foundation.