Vodafone lidera IoT nos Quadrantes da Gartner

A empresa voltou a destacar-se nas categorias “capacidade de execução” e “abrangência de visão” no Gartner Magic Quadrant.
O Gartner Magic Quadrant voltou a considerar o grupo Vodafone líder mundial em Internet of Things (IoT). A distinção acontece pelo quinto ano consecutivo em Gestão de Serviços Machine-to-Machine (M2M) e nas categorias “capacidade de execução” e “abrangência de visão”.
Estes critérios incluem, por exemplo, a compreensão do mercado; a estratégia de marketing, de vendas e de oferta (de produto); o modelo de negócio; a estratégia vertical e industrial; e a inovação e estratégia geográfica.
A multinacional de telecomunicações aparece, assim, à frente de empresas como a AT&T, Telefónica, Deutsche Telekom ou Orange Business Serrvices, entre outras.
Atualmente, o grupo gere cerca de 77 milhões de cartões IoT, utilizando para esse efeito uma plataforma única, que garante globalmente a mesma qualidade e experiência de utilização aos clientes. A tecnologia IoT permite às empresas ligar todos os equipamentos e sensores tornando-os smart. Soluções de alarmes, terminais de pagamentos móveis, parquímetros inteligentes, automóveis com recursos de telemetria e emergência ou máquinas de vending são alguns dos muitos exemplos de soluções geridas através de uma única plataforma de monitorização.
Os designados Gartner Magic Quadrant (Quadrantes Mágicos da Gartner) consistem numa análise desenvolvida, regularmente, pela consultora de research que identifica, num conjunto de diferentes categorias, as empresas internacionais melhor posicionadas no que designa por quadrantes, divididos em Líderes, Desafiantes, Visionários e Players de Nicho
O contributo da Vodafone Portugal para este trabalho internacional tem sido relevante. O Centro de Competências de Internet of Things conta com uma equipa especializada que, a partir de Portugal, trabalha diariamente no desenvolvimento de soluções para todo o universo Vodafone.
De acordo com o último Barómetro IoT da Vodafone, quase dois terços das empresas nacionais já assumem que a adoção de soluções IoT é fundamental para a transformação digital dos seus negócios.