Visa, BPI e FPF lançam programa para apoiar transição profissional de mulheres no futebol

‘The Second Half’, programa de desenvolvimento de carreira para futebolistas femininas, chega a Portugal pela primeira vez. As futebolistas têm acesso a formação em áreas como literacia financeira, branding pessoal e planeamento de carreira, bem como oportunidades de mentoria e networking.
A Visa anunciou, em parceria com o Banco BPI e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o lançamento da primeira edição do programa ‘The Second Half’ em Portugal. Este programa visa apoiar futebolistas na transição para novas fases profissionais, ajudando-as a reconhecer que as competências adquiridas no desporto são transferíveis para outras áreas.
O ‘The Second Half’ oferece formações internas e externas em áreas como literacia financeira, branding pessoal, planeamento de carreira, comunicação e liderança. As participantes terão ainda acesso a mentores, estágios e experiências profissionais, com o objetivo de facilitar uma transição bem-sucedida para a vida após o futebol, explica a Visa em comunicado.
O programa é composto por formação que consiste na oferta de sessões interativas adaptadas às necessidades das jogadoras, networking, através da criação de uma rede de contactos para explorar novas oportunidades profissionais, e mentoria em diversas áreas, fora do mundo do futebol.
Gonçalo Santos, Country Manager da Visa em Portugal, afirmou que “o desporto não é apenas uma poderosa plataforma para promover a igualdade de género e capacitar as mulheres. Também verificamos uma forte correlação entre a prática desportiva e o sucesso na vida profissional”.
Aberto a jogadoras atuais e ex-jogadoras da Primeira Divisão da Liga de Futebol Feminino, o programa decorrerá online para se adaptar à agenda das atletas. As inscrições abrem em novembro.