Vencedor do EIT Health InnoStars ajuda as crianças a controlar as emoções
Tully é uma aplicação romena que ajuda os mais pequenos a controlarem as emoções e que este ano levou para casa o prémio final do EIT Health InnoStars. Na lista de finalistas esteve também a portuguesa Endobios.
A inovação na área da saúde continua a dar cartas como ficou patente em mais uma edição dos EIT Health InnoStars Awards. O júri desta competição internacional na área da inovação em saúde elegeu a start-up romena Tully, uma plataforma inteligente de gestão de emoções, como um dos projetos mais promissores de 2021.
Tully é um dispositivo para colocar no braço que atua como um sistema de orientação de alerta precoce para crianças, calculando o nível geral de stress. Assim, se estiver iminente um surto emocional, o dispositivo alerta a criança e orienta-a para que esta possa, através de um conjunto de exercícios relaxantes, acalmar-se.
Os dados relativos ao comportamento da criança são recolhidos e processados por psicólogos que, desta forma, podem avaliar e melhorar os procedimentos terapêuticos. Marius Rus, cofundador e CEO da Tully, explicou que estão ansiosos para transformar a ideia num empreendimento viável e que esperam que esta ajude positivamente a saúde de muitas crianças em toda a Europa.
Em última análise a visão da Tully é criar uma gama completa de suporte psicológico automatizado para transtornos de integração sensorial, desde condições específicas (TDAH, transtorno bipolar, autismo) até condições gerais, como ansiedade ou depressão.

O segundo e terceiros lugares do EIT Health InnoStars Awards foram atribuídos, respetivamente, à Appercell, da Hungria, e à Nanoker, de Espanha.
Chegaram à final desta competição de inovação em saúde 15 semifinalistas selecionados entre 162 start-ups e qualificados para a série bootcamp. A par de representantes de Espanha, Hungria, Roménia, Polónia, Estónia e Itália, o Top 10 contou também com a presença da portuguesa Endobios com a tecnologia E-Chem. Trata-se de uma plataforma B2B que descobre cadeias de valor benéficas para a saúde em bioprodutos ou resíduos biológicos de algas, micróbios ou plantas.








