Universidade de Aveiro lidera projeto europeu para promover a igualdade de género na Economia Azul

O WIN-BIG vai analisar o estado de género da Economia Azul na União Europeia e em áreas como bioeconomia/biotecnologia azul, robótica, engenharia e energias renováveis. Projeto arranca em maio.
Liderado pela Universidade de Aveiro (UA), o projeto Women in Blue Economy Intelligence Gathering and Capacity Boosting (WIN-BIG) visa mapear do ponto de vista socioeconómico o estado de género da Economia Azul na União Europeia, em concreto nas suas seis bacias marítimas (Atlântico, Ártico, Mar do Norte, Mediterrâneo, Báltico, Mar Negro) e em áreas como bioeconomia/biotecnologia azul, robótica, engenharia, energias renováveis oceânicas, atividades offshore, desporto azul e turismo sustentável.
O WIN-BIG é coordenado pela investigadora Helena Vieira, do Departamento de Ambiente e Ordenamento e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da UA, conta com 14 parceiros de nove países e com o apoio de uma rede estendida ao Canadá e África.
Segundo a UA, atualmente os dados que existem são referentes às atividades mais tradicionais como o transporte marítimo e a pesca, por exemplo.
Neste sentido, o WIN-BIG irá ajudar a mapear os pontos de estagnação, barreiras à progressão e as necessidades de capacitação ainda existentes para as mulheres na Economia Azul, estabelecendo sempre a correlação com a bacia marítima e o setor em causa.
Deste projeto resultarão três ações piloto de capacitação de mulheres e promoção de carreiras, em conjunto com os respetivos clusters regionais, nas bacias Atlântica, Mediterrânica e Báltico, além de um conjunto de ferramentas e ações de disseminação aplicáveis aos setores da economia azul noutras regiões, incluindo as não europeias.
Pretende-se também “elaborar recomendações políticas para integração nos planos de equidade regionais, secoriais e europeus, procurando influenciar positivamente a equidade de género na UE e o alinhamento das políticas públicas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da ONU, o referente à Igualdade de Género”, explica a instituição de ensino portuguesa.
Financiado pela The European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency (CINEA) da UE em quase 1,5 milhões de euros, o projeto arrancará em maio no European Maritime Day 2023, que será assinalado em Brest, França. O kick off do consórcio está previsto para junho, em Aveiro.