Trends in Workflow Automation revela impacto da pandemia no trabalho

As empresas que aceleraram a digitalização durante a pandemia poupam mais de quatro horas de trabalho por semana, revela o relatório Salesforce Trends in Workflow Automation.

75% das empresas que implementaram a automação do fluxo de trabalho registaram poupanças superiores a quatro horas por cada semana de trabalho de 40 horas e 95% dos líderes de TI e engenharia afirmam que as suas organizações estão a dar prioridade à automação do fluxo de trabalho. Estas são apenas duas das muitas conclusões do relatório Trends in Workflow Automation, da Salesforce, que analisa em diversos aspetos o impacto da automação do fluxo de trabalho e do envolvimento entre o colaborador e o cliente.

O relatório identifica também que 87% dos clientes (finais e corporativos) espera que as empresas acelerem as iniciativas digitais devido à Covid-19, com 67% a afirmar que a pandemia elevou as suas expetativas em relação aos recursos digitais das empresas. Com as restrições à interação física e a mudança repentina no estilo de vida e nos negócios dos clientes, verificou-se um forte apelo para a mudança digital.

O Trends in Workflow Automation revela ainda que, durante a pandemia, 35% dos colaboradores em teletrabalho relataram trabalhar até mais tarde do que o habitual. Por outo lado, quatro em cada cinco executivos de empresas com pelo menos 10% de crescimento de receita afirmou que a experiência do colaborador é o objetivo principal.  Deste modo, a automação surge assim como um imperativo tecnológico, reduzindo custos e tempo.

Também 95% dos líderes de TI e engenharia afirmaram que as suas empresas estão a priorizar a automação do fluxo de trabalho. Os colaboradores têm mais tempo para o trabalho estratégico, à medida que as tarefas manuais mudam do humano para a máquina, e neste ponto o relatório salienta que, atualmente, 78% dos líderes de TI e engenharia utiliza, ou planeia fazê-lo, inteligência artificial (IA) como parte das suas iniciativas de automação do fluxo de trabalho.

A inteligência artificial tornou-se, aliás, numa ajuda relevante no atendimento ao cliente. De acordo com o relatório, há espaço para crescimento, uma vez que 33% dos decisores relatam que as suas empresas usam IA, o que representa um aumento de 37% desde 2018, e ainda 71% destes mesmos decisores afirmam que estão a acelerar as iniciativas de automação.

Comentários

Artigos Relacionados