Toyota anuncia fundo de 100 milhões dólares para start-ups de tecnologia autónoma e robótica

Os investimentos serão realizados pela Toyota AI Ventures. A empresa procura start-ups que recorram à tecnologia para resolver problemas e criar oportunidades de mercado.
A Toyota anunciou recentemente um segundo fundo de 100 milhões de dólares (89 milhões de euros) dedicado ao desenvolvimento de start-ups de robótica e tecnologia autónoma. Os investimentos serão realizados pela Toyota AI Ventures, subsidiária do Toyota Research Institute. Criada em 2017 em Silicon Valley, a Toyota AI Ventures já investiu em 19 start-ups.
“Os fabricantes de automóveis devem participar do ecossistema de start-ups para se manterem à frente da rápida mudança na indústria automobilística”, disse Jim Adler, diretor da Toyota AI Ventures, citado pelo VentureBeat. “Investir em start-ups cria relacionamentos de longo prazo que ajudam a Toyota a explorar as mais recentes inovações em mobilidade”, acrescentou.
Entre as empresas que já receberam investimentos da Toyota AI Ventures, estão a Sea Machines, que constrói sistemas autónomos de controlo e navegação para o setor marítimo e a Joby Aviation, que desenvolve táxis aéreos. Agora, a Toyota AI Ventures prepara-se para expandir a sua procura por novos empreendedores com este segundo fundo de investimento.
A companhia prevê investir em start-ups que recorram à tecnologia para resolver problemas e criar oportunidades de mercado. “O crescente interesse em sistemas automatizados criou grandes oportunidades para melhorar vidas humanas usando tecnologia de inteligência artificial e de próxima geração”, explicou Gill Pratt, diretor executivo do Toyota Research Institute.