Tokenchampions lança fundo de investimento no setor do futebol

Facilitar o acesso à participação no negócio do futebol a quem pretende investir nesta área é o propósito do fundo de investimento Tokenchampions. Os tokens de segurança estão disponíveis para compra desde ontem.
O Tokenchampions é um fundo de investimento criado para a aquisição e gestão dos direitos de imagem dos jogadores de futebol internacionais. Tornar mais fácil o acesso de pequenos investidores ao mundo do futebol, e não apenas os grandes investidores, é uma das propostas deste fundo de investimento cuja participação é realizada através de tokens de segurança, baseadas na tecnologia blockchain.
O Tokenchampions foi estruturado no Luxemburgo e oferece as garantias de um mercado regulado, conforme indicado na Lei 7637 (Blockchain act II de 2021, aprovada em 21 de janeiro de 2021) que prevê o uso da blockchain na emissão e circulação de títulos, explicou o fundo em comunicado.
Os ativos do fundo são representados por contratos para os direitos de imagem das estrelas do futebol internacional selecionados por uma equipa de especialistas com vasta experiência no setor. Essa equipa é liderada por Josep Maria Minguella, agente de jogadores historicamente ligado ao FC Barcelona e que ao longo da sua carreira descobriu e promoveu talentos como Maradona, Messi, Stoichkov ou Guardiola, entre outros.
O processo implementado pelo Tokenchampions é simples. Basta ir ao site, preencher um formulário de inscrição e responder a algumas perguntas para cumprir os protocolos de segurança estabelecidos pelas regulamentações europeias para os produtos financeiros.
Concluído esse processo, que confere ao utilizador o estatuto de investidor qualificado, qualquer fã de futebol pode comprar tokens online, sendo que cada token vale dois euros e o investimento mínimo é de 100 euros, o equivalente a 50 fichas. Para investimentos superiores a 10 mil euros, e para investidores institucionais, o processo requer verificações adicionais que são geridas eletronicamente. A primeira emissão está limitada a 15 milhões de fichas, com um valor total de 30 milhões de euros.
O Tokenchampions explicou em comunicado que nesta primeira emissão de tokens é aplicada uma fórmula de distribuição com um retorno anual de 5% como adiantamento da percentagem de retornos futuros do fundo, que será distribuído aos investidores no final do período de vencimento dos tokens, ou seja, no prazo de cinco anos.
Carlos Salas, CEO do fundo, afirmou que ” o Tokenchampions democratiza o negócio do futebol, combinando a mais recente tecnologia com uma experiência inigualável na gestão do talento desportivo, e graças à solidez financeira que permite a todos os adeptos de futebol participar, independentemente de serem pequenos ou grandes investidores”.