Sucessor de Ronaldo ou Messi pode estar nas mãos de start-up espanhola

Através da plataforma Director11, um software de gestão desportiva on-line, é possível centralizar os dados recolhidos de todas as áreas de um clube de futebol, angariar talentos e alcançar resultados.
Betis, Sevilha, Villarreal, Zaragoza, Granada e Málaga. O que têm em comum com o Mónaco, Olympique de Marseille ou o Club Santos Laguna? À primeira vista, apenas um: todos são clubes de futebol. E, todos, gostariam de ter um Cristiano Ronaldo ou um Leo Messi nas suas equipas. Mas devido ao valor de cada um, a missão é quase impossível.
É óbvio que quer Cristiano Ronaldo quer Messi estão na fase final da sua carreira desportiva. Mas muitos estão a seguir-lhes as pisadas e darão cartas – ou melhor, goleadas – num futuro próximo. E é aí que entra o Diretcor11.
“Criámos um software de gestão que permite aos clubes profissionais unificar todas as informações em cada área para otimizar a gestão. É uma ferramenta que as melhores equipas da Europa começam a exigir”, explicou Sergio Casalins, diretor de operações da start-up espanhola Diretor11.
Neste momento, mais de 20 equipas de países tão diferentes como Espanha, Bulgária, Chile ou México, começaram a usar a ferramenta. Atualmente, a Directo11 está em negociações com clubes europeus e latino-americanos e, para 2019, espera aumentar a sua faturação (que é atualmente de 300 mil euros) em 20%.
Após vários anos a desenvolver o software, contaram com um investimento inicial de 150 mil euros proveniente de capital privado para lançar o projeto. Hoje a equipa é constituída por 10 pessoas e pretende ajudar a formar as equipas de futebol, ou seja, ajudar a encontrar aqueles que serão os substitutos de Cristiano Ronaldo ou de Leo Messi quando estes pendurarem as suas chuteiras.
O Director11 destina-se a clubes profissionais, mas também a academias de futebol amador e profissional, e adapta-se às necessidades específicas de cada um.
“Cada equipa pode implementar a sua metodologia ou solicitar o desenvolvimento da ferramenta à sua medida. Todos os meses a equipa de developers do Director11 implementa melhorias, algumas solicitadas pelos clubes e outras resultantes de anos de experiência a trabalhar com equipas de primeiro nível”, comenta Sergio Casalins.
Por exemplo, uma das funcionalidades da ferramenta é ligar todas as áreas do clube, desde a parte desportiva (treino, jogos, …) à área médica, fisioterapêutica, psicológica ou nutricional (controlo de dieta). “Todos trabalham na mesma plataforma, mas com módulos diferentes, beneficiando do trabalho das restantes áreas. É uma ferramenta de análise. Os dados subjetivos são colocados pela equipa técnica, até mesmo os dados referentes ao próprio campo de treino “, explica Casalins.
O preço final depende do serviço que cada clube solicita, sendo a modalidade apenas uma: subscrição anual. “Regra geral, não é fácil convencer os clubes. O nosso negócio é angariar talentos e alcançar resultados. Investir na Director 11 pode beneficiá-los a médio e longo prazo “, afirma o diretor de operações da start-up.