Startup Portugal relança Global Ocean Accelerator Network

A Startup Portugal anunciou ontem uma parceria com a UN Global Compact e a Envisible para relançar o Global Ocean Accelerator Network dirigido a start-ups da economia azul.
O Global Ocean Accelerator Network vai ser relançado na sequência de uma parceria firmada ontem entre a Startup Portugal, a UN Global Compact e a Envisible. Estas entidades vão trabalhar conjuntamente na definição de um plano de ação que será apresentado em setembro, em Nova Iorque.
Inspirada no sucesso do Fórum da Juventude e Inovação, durante a Conferência dos Oceanos, que termina hoje em Lisboa, a parceria visa restabelecer as operações da Global Ocean Accelerator Network, da Global Compact das Nações Unidas, liderada pela Startup Portugal e pela Envisible;
Vocacionado para start-ups que atuam no domínio da economia azul, esta rede de aceleradores é o hub de inovação transversal da Ocean Stewardship Coalition, trabalhando para desenvolver a capacidade coletiva e ligar ideias viáveis aos mercados.
O Ocean Accelerator Network é mecanismo das Nações Unidas (ONU) que facilita o processo de interação entre negócios, academia e sociedade civil focado no desenvolvimento e implementação de soluções de negócio específicas para os oceanos, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Universidades, aceleradores e start-ups que fomentem a colaboração e introduzam metodologias comprovadas para trazer novas ideias ao mercado, em colaboração com empresas, são o público alvo deste projeto.
O Global Ocean Accelerator Network conta com empresas ligadas às indústrias oceânicas da Ocean Stewardship Coalition, no sentido de desenvolver soluções comercialmente viáveis, mas que também contribuam para o desenvolvimento sustentável objetivos.
As start-ups envolvidas nesta network de aceleradores receberão mentoria de especialistas e líderes empresariais, interagirão com empresas oceânicas estabelecidas, terão a oportunidade de fazer pilotos dos seus produtos e serviços, de discutir investimentos, marketing e redes de vendas.
Na sequência desta parceria, a Startup Portugal, a Envisible e a UN Global Compact trabalharão em conjunto para ter uma visão abrangente do papel dos oceanos para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; explorar soluções atrativas e viáveis, estabelecer princípios, orientações e boas práticas para uma utilização e gestão sustentável do oceano; explorar ideias e inspirar inovações que ajudem a melhorar técnicas procedimentos que garantam oceanos saudáveis e produtivos e melhorar a sustentabilidade dos negócios relacionados com os oceanos; identificar áreas e tópicos prioritários na atuação dos Governos e das Nações Unidas.