Start-up do mês: Zharta, a plataforma de empréstimos NFTs

Este mês lançámos o desafio à BET – Bring Entrepreneurs Together de eleger a start-up do mês. A escolhida foi a Zharta, que lançou uma plataforma de empréstimos NFT para fornecer liquidez aos tomadores e reduzir o risco dos investidores, e que foi uma das vencedoras da 3ª edição do Portugal Finlab, programa criado pelo Banco de Portugal, a ASF e a CMVM.

Nome da Start-up: Zharta

Fundadores: Nuno Cortesão (CEO); Diogo Pires (CTO) e Pedro Granate (COO)

Atividade: Fintech | Blockchain

As plataformas da NFT permitem que os utilizadores se registem, transacionem e usufruam, mas as ferramentas financeiras acabam por ser um problema a resolver. Tendo em conta este desafio, a Zharta lançou uma plataforma de empréstimos NFTs (Tokens Não Fungíveis), que fornece liquidez aos tomadores e reduz o risco dos investidores. A Zharta é uma solução que permite empréstimos em tempo real, usando NFTs como garantia, pode ler-se no site da start-up.

Volume de negócios: Pre-revenue com lançamento previsto.

Plano de negócios: Modelo de captação de fee em empréstimos descentralizados, utilizando cryptoactivos não fungíveis (NFTs) como colateral, explica a Zharta.

Porque merece destaque: No passado dia 8 de julho a BET Tank promoveu aquela que foi a primeira edição de um evento de pitch que colocou frente a frente start-ups e investidores. Após várias sessões de mentoria, as start-ups selecionadas tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos a incubadoras e investidores. A Zartha foi o projeto eleito e distinguido, afirmou a BET – Bring Entrepreneurs Together, que é uma associação que promove o empreendedorismo entre os jovens em faculdades como CATÓLICA-LISBON, Nova SBE, IST, Nova FCT, entre outras, através de projetos e eventos com empreendedores de todas as áreas do conhecimento.

Outra informação relevante: A Zharta é uma fintech de blockchain que permite empréstimos em tempo real através de criação de mercado entre quem procura liquidez, utilizando os seus NFT como colateral, e investidores que procuram exposição ao mercado com pouco risco através de pools automatizadas.

A Zharta foi uma das vencedoras da terceira edição do Portugal FinLab – uma plataforma de comunicação entre inovadores do setor financeiro – start-ups ou instituições incumbentes – e as entidades reguladoras, nomeadamente a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o Banco de Portugal (BdP) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e vai fazer o lançamento da sua prova de conceito no primeiro trimestre de 2022.

Site: https://zharta.io/

Comentários

Artigos Relacionados