Start-up do mês: NILG.AI, a consultora de IA que melhora a eficiência operacional

A escolha da start-up deste mês coube à UPTEC e recaiu sobre a NILG.AI, uma consultora especializada em inteligência artificial que ajuda as empresas a otimizarem a tomada de decisões.
Nome: NILG.AI
Fundadores: Kelwin Fernandes e Nohelia Gonzalez
Atividade: Fundada em 2018 no Porto, a NILG.AI é uma consultora estratégica em Inteligência Artificial que ajuda empresas a otimizar a tomada de decisão e a melhorar a eficiência operacional. O seu objetivo é estabelecer o padrão de adoção de IA. Para isso, desenvolveu uma metodologia própria que lhe tem permitido tornar-se uma referência global em consultoria de IA, sendo reconhecida pela nossa abordagem inovadora, estratégica e orientada para os negócios, gerando impacto real nos resultados das empresas, referem os seus responsáveis.
Volume de negócios: 400K
Plano de negócios: Para atingir o objetivo de tornar-se “o padrão global na adoção de Inteligência Artificial”, NILG.AI estruturou a sua estratégia em três pilares fundamentais:
Definição da metodologia com as Melhores Práticas de IA: Desenvolveu uma metodologia própria centrada nos negócios e nas pessoas que reúne as melhores práticas de Inteligência Artificial, garantindo soluções eficazes e de elevado impacto para os clientes;
Validação contínua da metodologia: Implementou a sua metodologia em projetos reais, permitindo validar e aperfeiçoar continuamente as melhores práticas. Este ciclo de validação e melhoria contínua assegura a excelência das soluções oferecidas.
Comunicação massiva e diferenciada sobre estratégia de IA: Através de uma comunicação estratégica e abrangente, promove a adoção da sua metodologia em todo o ecossistema empresarial. Utiliza diversas plataformas, como YouTube, palestras, redes sociais e outros meios, para disseminar o conhecimento e facilitar a compreensão da estratégia de IA.
Porque merece o destaque: A NILG.AI já ajudou mais de 100 empreendedores a transformar os seus negócios com IA, abrangendo mais de 25 setores, incluindo saúde, imobiliário, transportes e finanças, entre outros. O impacto do seu trabalho foi reconhecido com o prémio Data Changemaker of the Year 2024, atribuído ao projeto desenvolvido em parceria com a Algar, no qual reduziu em 83% o tempo necessário para selecionar locais para novos ecopontos – um processo tradicionalmente moroso. Graças a esta inovação, será possível o cumprimento das metas do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU2030), promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos.
Além do impacto direto nos negócios, destaca-se também na educação e disseminação de conhecimento em IA. “O nosso canal de YouTube está a tornar-se um dos maiores do mundo dedicados à estratégia de Inteligência Artificial para negócios, ultrapassando os 100.000 subscritores”, salienta a NILG.AI.
Este crescimento foi recentemente reconhecido pela Microsoft, que a selecionou para integrar o programa Microsoft Learn with Creators, uma iniciativa que reúne apenas 15 criadores de conteúdo a nível global para ensinar competências em IA em larga escala.
O reconhecimento da NILG.AI estende-se também ao cenário internacional. Kelwin Fernandes, CEO da empresa, foi convidado diretamente pelo governo francês para participar no AI Action Summit, em Paris, um evento onde líderes globais se reúnem para discutir as bases da governança da Inteligência Artificial. “Este convite reforça o papel da NILG.AI como um dos agentes estratégicos na definição do futuro da IA a nível internacional”, refere a start-up.