SPEAK junta-se à Galp e à Sonae para integrar refugiados no mercado de trabalho

Cidadãos da Ucrânia podem integrar o mercado de trabalho através do Galp Integration Program e do Sonae For Ukraine, e contarem com o apoio da SPEAK durante o processo.

A SPEAK fechou uma parceria com a Galp e a Sonae para a integração de pessoas refugiadas da Ucrânia no mercado de trabalho. Assim, no âmbito do seu programa Diversity & Inclusion Journey, a start-up portuguesa de impacto social vai colocar em prática a sua metodologia de integração em larga escala e ao mesmo tempo ajudar as empresas a alavancar talento e a cimentar as suas práticas de diversidade e inclusão.

“Ao permitir que pessoas refugiadas da Ucrânia se candidatem a oportunidades de emprego, o Galp Integration Program e o Sonae for Ukraine vão ter um impacto muito significativo não apenas no acolhimento, como também na integração global destas pessoas”, refere Mariana Brilhante, cofundadora e consultora de Diversidade e Inclusão na SPEAK.

“Mas uma integração de sucesso vai muito além da oferta de emprego”, reitera Mariana Brilhante, acrescentando que “é preciso garantir que as equipas estão preparadas para trabalhar em ambientes culturalmente diversos e que estão dispostas a aceitar este desafio. Ao mesmo tempo, é chave o apoio às pessoas refugiadas, para que possam sentir-se parte da organização e equipa em que se inserem e se tornarem membros plenos das suas comunidades”.

Através do Galp Integration Program, a Galp oferece oportunidades de carreira a cidadãos e cidadãs da Ucrânia em diversas áreas, tais como Engenharia ou Direito. Este programa de estágios profissionais para pessoas impactadas pela guerra inclui também seguro de saúde, assistência à inclusão de filhos no sistema educativo e apoios para a integração em Portugal.

Já o Sonae for Ukraine  é um programa que conta com a mobilização de recursos e know-how da Sonae para apoiar as pessoas mais afetadas pelo conflito na Ucrânia, com foco na Chegada, Acolhimento e Emprego, em Portugal. Atualmente, a Sonae tem centenas de oportunidades de emprego por todo o país, nas várias empresas do grupo. Para fazer o match entre candidatos e os diversos perfis disponíveis, com base na sua experiência académica e profissional, a Sonae criou uma plataforma online bilíngue e está a organizar ações de recrutamento em Lisboa, Vila Nova de Gaia e Algarve.

Estas parcerias vão ao encontro da missão da SPEAK de contribuir para sociedades inclusivas em que a diversidade é celebrada e para a integração social de pessoas migrantes e refugiadas, explica a start-up em comunicado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados