South Summit junta start-ups e investidores de todo o mundo em Madrid em junho

De 8 a 11 de junho, Madrid recebe mais uma edição do South Summit. Mariya Gabriel, comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação, Juventude e Desporto, é uma das oradoras confirmadas.

O South Summit, organizado pela IE University, comemora este ano o seu 10º aniversário. Entre 8 e 11 de junho, irá reunir start-ups, investidores e empresas de todo o mundo, que procuram melhorar a competitividade através da inovação.

A 10ª edição do South Summit será realizada no La Nave, em Madrid, Espanha, sob o lema ‘[des]codificação complexidade’. O objetivo? “Levar ao conhecimento do ecossistema empreendedor os avanços da tecnologia, a velocidade da inovação e o desafio de combater as mudanças climáticas, além de analisar soluções inovadoras que deem respostas a este mundo complexo”, explica a organização em comunicado.

O evento contará com a participação de mais de 300 palestrantes internacionais, que discutirão temas como Sistemas Inteligentes Complexos, ClimateTech, Descentralização, Sustentabilidade, Inovação e Ecossistemas, FinTech, Negócios Baseados em Valor e Novas Dimensões.

Entre os oradores confirmados, estão Sal Khan, fundador e CEO da Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza aulas gratuitas de matemática, ciências e humanidades em 51 idiomas, Mariya Gabriel, comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação, Juventude e Desporto, responsável por programas como Horizonte Europa e Erasmus+; e Marc Oshima, cofundador da AeroFarms, considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo pela Fast Company.

Segundo um realtório da PwC apresentado no âmbito deste evento, a edição deste ano deverá gerar cerca de 20 milhões de euros para a cidade de Madrid e contará com mais 22 mil participantes.

A edição passada do South Summit bateu recordes, contando com a participação de mais de 22 mil participantes físicos e virtuais, mais de 1.600 investidores com uma carteira de aproximadamente 135 mil milhões de dólares (130 milhões de euros), 8 mil start-ups, 680 palestrantes e 7 mil responsáveis de empresas.

Impacto do South Summit no ecossistema empresarial espanhol
Mais de metade do investimento em start-ups espanholas foi realizado através de projetos finalistas do South Summit, avança relatório da PwC, citado pela organização em comunicado. Além disso, a taxa de sobrevivência das start-ups finalistasdo evento nos últimos dez anos representa o dobro da média de Espanha como um todo.

As start-ups finalistas do South Summit também viram o seu volume de negócios multiplicado por 5,5 vezes desde o ano da sua participação até ao presente, atingindo os 3,1 mil milhões de euros. Ao mesmo tempo, o evento contribuiu para o emprego, multiplicando por 2,6 o número de empregos que está hoje na ordem dos 25 mil.

Reiterando o compromisso do evento em impulsionar a economia espanhola, María Benjumea, fundadora e CEO da South Summit, afirmou: “Nascemos em 2012, no pior momento da crise, com a visão de que a inovação e o empreendedorismo são o motor chave para o desenvolvimento da economia e com um objetivo muito claro: posicionar Espanha como uma referência global. E acredito, sem dúvida, que conseguimos isso nestes dez anos”.

Também José Luis Martínez-Almeida, presidente da Câmara Municipal de Madrid, referiu “olhando para trás, podemos tirar muitas lições. Neste momento difícil, devido à pandemia, o South Summit é um caso de sucesso para saber gerir; é um manual de boas práticas. Inovação e empreendedorismo são as melhores armas para enfrentar o futuro desafiador que temos pela frente”.

Nos últimos 10 anos, o investimento em start-ups espanholas cresceu de  44 milhões de euros em 2013 para 649 milhões de euros no ano passado.

Comentários

Artigos Relacionados